O Corinthians se classificou para a “Libertadores” e escalou Paolo Guerrero. As duas notícias podiam resumir um fim de ano perfeito para a torcida alvinegra, mas não têm nada a ver com futebol. Ou pelo menos não têm nada a ver com o futebol do jeito que é praticado no Brasil. O time paulista será o representante brasileiro na primeira edição do “Guerrero de los Andes”, torneio sul-americano de futebol americano, que o site corintiano chamou de “Libertadores” da modalidade. E o centroavante peruano, que discute com a diretoria a renovação de seu contrato, foi escolhido como garoto-propaganda da empreitada.
O “Guerrero de los Andes” será disputado entre os dias 4 e 7 de dezembro, em Callao (Peru). Além do Corinthians Steamrollers, haverá representantes de Peru, Colômbia, Equador e México.
“Espero que os Steamrollers vençam na minha terra e tragam o troféu para o Corinthians”, disse Paolo Guerrero. O centroavante foi escolhido pelo clube para divulgar a participação no torneio e até vestiu um uniforme de futebol americano.
No outro futebol, as situações de Corinthians e Paolo Guerrero são bem menos consolidadas. O time alvinegro tem 57 pontos e ocupa a quinta posição do Campeonato Brasileiro, fora da zona de classificação para a próxima edição da Copa Libertadores.
Além disso, a diretoria discute renovação de contrato com o peruano. O atual vínculo vai até 15 de julho, e o técnico Mano Menezes já sugeriu abertamente que Guerrero seja colocado acima do teto salarial do clube. O centroavante quer receber algo em torno de R$ 500 mil para seguir no Parque São Jorge.
Guerrero é o artilheiro do Corinthians no Campeonato Brasileiro – dez gols anotados. Além disso, com 14, é o segundo maior goleador da equipe na temporada – perde apenas para Luciano, que balançou as redes 15 vezes. A diretoria já sinalizou positivamente sobre a pedida salarial do peruano, mas esbarra na falta de dinheiro para custeá-la.
Outro empecilho para uma definição sobre o peruano foi o afastamento temporário de Ronaldo Ximenes, diretor de futebol, que estava de férias. Com ele de volta, a situação deve ter um encaminhamento nos próximos dias.
Fonte: UOL