Tite implanta conceito europeu no reinício de trabalho no Timão

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

– Pô, tô fazendo os mesmos treinos que fazia lá na Turquia, muito legal isso.

Foi dessa maneira que Cristian, ex-Fenerbahce, comentou com um dos membros do estafe do Corinthians no hotel onde a delegação está hospedada em Fort Lauderdale (EUA). A impressão inicial do volante não foi por acaso. O que se viu nos primeiros três dias de trabalho do velho/novo treinador foi um conceito que é comum nos clubes europeus: a busca pela perfeição tática.

Tite fez atividades que visavam posicionamento em todos os trabalhos no estádio do Strikers, clube da segunda divisão americana. Seus esboços de times titular e reserva também vieram com conceito tático antes da cobrança técnica nos jogadores. Ao invés de gritos para driblar, gritos de alerta quanto ao posicionamento ou busca pelo espaço vazio. Sobrou até para os zagueiros, que não podiam ficar distantes do meio.

Essa é a primeira amostra do que Tite pretende implantar em seu retorno ao Parque São Jorge. Durante a última temporada, quando ficou sem trabalhar e buscou qualificação com companheiros de trabalho, o comandante do Timão ficou ainda mais convencido de que jamais haverá destaque individual sem a parte tática. Em conversa informal com a reportagem do LANCE!Net, Tite falou sobre o assunto:

– A busca será sempre pela qualidade do jogo, com a maior intensidade possível. No Real Madrid, Carlos Ancelotti sempre cobra isso nos treinamentos. Após o bobinho de aquecimento, pau dentro! – afirmou o treinador, lembrando o período de treinos que acompanhou na Espanha

– O treino pode até ser curto de tempo em determinados momentos, mas terá de ser sempre com forte intensidade. A qualidade individual aparece apenas se a parte estrutural e tática da equipe estiver bem treinada. É isso que vou buscar desde o início – completou Tite.

O Corinthians estreará na Flórida Cup no próximo dia 15, contra o Colônia (ALE), no complexo esportivo da Disney, em Orlando. Dois dias depois, a equipe de Tite enfrentará o Bayer Leverkusen (ALE) no EverBank Field, na cidade de Jacksonville.

TREINOS DE TITE ATÉ AGORA:
Quinta-feira, dia 8: grupo dividido em quatro minigrupos, que aqueceram em quadrados delimitados e fizeram bobinho, onde podia dar apenas um toque na bola. Na sequência, um trabalho tático, em campo reduzido, com possíveis titulares e reservas em atividade e os goleiros do lado de fora, sem participar da movimentação com bola.

Sexta-feira, dia 9: Tite deixa ainda mais claro o que pensa sobre a equipe titular. E utiliza, mais uma vez, um trabalho em campo reduzido. Mas desta vez com uma trave tradicional de um lado e outras duas traves no lado posterior. Enquanto os reservas podiam fazer gol apenas em Cássio, os titulares tinham duas opções de trave (Walter e Guilherme) para tentar o gol.

Sábado, dia 10: Tite dá novo treino tático e, novamente, em campo reduzido. Desta vez, titulares e reservas se revezam entre o momento de atacar e sufocar o adversário e de se defender.

JOGADORES DO CORINTHIANS QUE TRABALHARAM NA EUROPA:
Cássio
Goleiro atuou no PSV, da Holanda
Fagner
Lateral vestiu a camisa do Wolfsburg, da Alemanha
Gil
Zagueiro foi jogador do Valenciennes, da França
Cristian
Volante atuou cinco anos no Fenerbahce, da Turquia
Elias
Volante vestiu as camisas de Atlético de Madri (ESP) e Sporting (POR)
Jadson,
Meia vestiu a camisa do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia
Renato Augusto
Meia-atacante foi jogador do Bayer Leverkusen (ALE)
Guerrero
Atacante atuou oito temporadas na Alemanha (Bayern de Munique e Hamburgo)

Fonte: lancenet