Início » Notícias do futebol » Museu da Conmebol exalta Timão por Libertadores-2012: ‘Despertar de um gigante’

Museu da Conmebol exalta Timão por Libertadores-2012: ‘Despertar de um gigante’

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

As defesas de Cássio, a cabeçada de Paulinho, o sistema defensivo quase intransponível, o calcanhar de Danilo, os gols de Sheik contra o Boca… O inédito título da Libertadores conquistado pelo Corinthians em 2012 entrou para história. História também contada e representada no Museu do Futebol Sul-Americano, anexo à sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Assunção.

O local, às vésperas do duelo contra o Guaraní, pelas oitavas de final a Libertadores, foi visitado por dirigentes e membros da comissão técnica corintiana. Lá, em uma sala com totens que representam todos os títulos do torneio, a turma deparou-se com exaltações aos títulos da Libertadores e do Mundial, em 2012.

A Conmebol apresenta o fim da obsessão alvinegra como “O despertar de um gigante”. “O multitudinário (das multidões) clube paulista se coroou campeão invicto da 53ª edição da Copa Libertadores. Uma equipe sólida, fortíssima, que estabeleceu um recorde de invencibilidade e levou apenas 4 gols em 14 partidas. Seu grande rival na decisão – o Boca Juniors – valoriza sua conquista”, diz o texto.

Ao lado, há menção ao Mundial da Fifa no Japão como “A volta de um título mundial para a América do Sul”, uma vez que, antes do Timão bater o Chelsea (ING), o Internacional de Porto Alegre, que derrotou o Barcelona em 2006, havia sido o último clube não-europeu a conquistar o troféu intercontinental. O curioso é que as grafias de David Luiz (David Luis), Cássio (Casio) e Guerrrero (Paolo Gurrero) estão todas incorretas.

No mesmo espaço, também são mencionadas as conquistas da Copa Sul-Americana pelo São Paulo, em 2012, e da Recopa Sul-Americana diante do rival pelo Timão, no ano seguinte. Também em 2012 o Colo-Colo, do Chile, conquistou a Libertadores feminina.

Fundado em 29 de janeiro de 2009, o Museu da Conmebol ainda conta com uma seção de réplicas das principais taças de torneios organizados pela entidade e uma sala especial para as seleções do continente.

O visitante também pode assistir a um vídeo de cerca de 15 minutos que conta a história do futebol sul-americano e a criação da Conmebol. O vídeo, que menciona a Copa do Mundo no Brasil como um evento futuro, ainda não realizado (portanto, antigo), coloca o Corinthians novamente em destaque quando cita a Copa Libertadores. A imagem predominante é dos jogadores corintianos comemorando a conquista de 2012 e os dois gols de Sheik na decisão contra o Boca, no Pacaembu, são mostrados.

Os outros clubes brasileiros que conquistaram a Libertadores também estão representados em totens na mesma sala que destaca o Timão. O último é o Atlético-MG, que também venceu o torneio pela primeira vez, em 2013. O San Lorenzo (ARG), campeão da edição de 2014, ainda não está representado, mas já tem o local separado para entrar na galeria especial.

Fonte: Lancenet