Sem Libertadores, Tite inicia “segunda etapa” de construção no Timão

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

O Corinthians que decolou nos primeiros meses de 2015 foi montado para o tiro curto, para uma Taça Libertadores que tem poucos jogos e uma disputa intensa pelo título. Fora do torneio após perder duas vezes para o Guaraní, do Paraguai, nas oitavas de final, o técnico Tite e seus comandados iniciam uma segunda etapa no ano. Com o Campeonato Brasileiro pela frente, é hora de consolidação.

Tite espera que o Corinthians reencontre o equilíbrio com um planejamento diferente. Com 37 rodadas do campeonato nacional a serem disputadas, o técnico faz testes. A começar por este sábado, às 21h, contra a Chapecoense: Malcom e Mendoza vão jogar abertos pelas pontas, e Emerson perde a condição de titular.

Apesar da oscilação na hora errada, justamente no início do mata-mata da Libertadores, Tite entende que este é o momento de retomar o ritmo ideal. As cobranças vão aumentar.

– Passamos uma primeira etapa nestes quatro, cinco meses. Agora, reiniciamos um segundo momento, que é de Campeonato Brasileiro. Tivemos um futebol bonito, e de resultados. Oscilamos na Libertadores. Agora é recomeçar, com outro objetivo – afirmou o técnico.

Tite inicia trabalho para reerguer o Timão após queda na Libertadores (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)

Tite acredita que o time passou por muitas etapas para chegar pronto ao início do Campeonato Brasileiro. Nem as derrotas recentes apagam o trabalho realizado, afirma.

– O futebol é contexto, conjunto, harmonia, construção de equipe. Estamos juntos há quatro meses, na verdade. São etapas inevitáveis na construção de uma equipe. O aprendizado você sente na carne, não é só na teoria. Normal passarmos por adversidades. A equipe se constrói inclusive nesses jogos emblemáticos, como o da eliminação – explicou Tite.

Contra a Chapecoense, o Corinthians tenta um recomeço em 2015 – ainda no mês de maio. Nos próximos dias, diretoria e comissão técnica vão definir diretrizes para o futuro, incluindo saídas de jogadores. A intenção é reduzir a folha salarial e tentar um maior equilíbrio financeiro.

Fonte: Globo Esporte