O Corinthians pode retornar à Copa do Brasil sub-20 mesmo após ter sido eliminado diante do Náutico. Isso porque a equipe pernambucana escalou jogador irregular na partida diante do Timão e foi excluída da competição.
Samuel, volante do Náutico, deveria ter cumprido suspensão diante do Corinthians, mas foi relacionado para o confronto da segunda partida da primeira fase da competição, e mesmo sem ter entrado em campo, caracteriza a escalação irregular. Ele havia sido suspenso em 2016 quando disputou a Série C pelo Guaratinguetá.
SIGA O TIME DO POVO NO CANAL DO WHATSAPP
Notícias do Corinthians direto no seu WhatsApp em tempo real.
Entrar no Canal
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) divulgou o motivo. “Por unanimidade de votos, multar o Clube Náutico Capibaribe em R$1.000,00 (hum mil reais) mais a exclusão da competição, por infração ao Art. 214 do CBJD C/C Art.51 parágrafo único do RGC/CBF-2017. Determinando o prazo de 07 (sete) dias o cumprimento da obrigação pecuniária, sob pena do Art. 223 do CBJD.”
![]() |
| Volante Samuel em jogo contra o Corinthians na Copa do Brasil sub-20 |
Apesar da irregularidade ter acontecido diante do Corinthians, é difícil que a equipe alvinegra consiga reverter a eliminação. O departamento jurídico do Timão, por sua vez, analisa a situação e poderá tomar providências para reverter a saída da competição caso ache viável. A Chapecoense, equipe que disputa o mata-mata com o Náutico na segunda fase da competição, deve herdar a vaga na terceira fase.
VEJA O QUE DIZ O REGULAMENTO DA COPA DO BRASIL SUB-20
Art. 51 – Ao verificar que um clube incluiu na partida atleta sem condição legal, a DCO encaminhará notícia da infração ao STJD.
Parágrafo único – Em competição eliminatória (mata-mata), para fins de aplicação de pena pelo STJD, não se considerará pontuação, devendo o clube responsável pela irregular atuação de atletas, ser excluído da competição.










