Foram muitos anos de espera e incontáveis piadas dos rivais, mas, hoje, o Corinthians pode se orgulhar de ter seu próprio estádio e, mas do que isso, transformá-lo em um verdadeiro ‘matadouro’. Desde que inaugurou a nova casa, o clube paulista se tornou o melhor mandante entre os grandes do Brasil e um dos melhores do mundo, superando até os poderosos Real Madrid e Chelsea.
A Arena Corinthians e o clube precisaram de dois jogos para estreitar a relação. Mas, depois de uma derrota para o Figueirense na estreia e de um tropeço diante do Botafogo em seguida, time e estádio vivem uma calorosa história de amor: são, ao todo, 19 vitórias, cinco empates e apenas um revés, com 62 pontos somados e aproveitamento de 82,6%.
Se compararmos esses números com os conquistados pelos 12 grandes do país em seus últimos 25 jogos como mandante, descontando amistosos, o aproveitamento corintiano supera todos. Quem mais se aproxima é o Atlético Mineiro, que somou 61 pontos (81,3%), seguido pelo Cruzeiro, com 58 pontos (77.3%) – confira a lista completa abaixo.
Desde que inaugurou a Arena Corinthians, a equipe alvinegra também melhorou muito seu retrospecto em casa. Nos últimos 25 jogos diante de sua torcida de se mudar para o novo estádio, o time havia feito 47 pontos, com 62,6% de aproveitamento.
Em toda história, segundo dados extraídos do Almanaque do Timão, do jornalista Celso Unzelte, o Corinthians fez 1.687 jogos no Pacaembu, saindo de campo 966 vezes com vitória, 395 com empate e 326 derrotado. Um aproveitamento de 65%, ou seja, menor do que o conquistado na Arena até agora.
O casamento é tão bom que, se comparado aos números dos gigantes europeus usando a mesma ‘regra’ dos últimos 25 jogos como mandante, o Corinthians perde só para Barcelona e Bayern de Munique, que conseguiram, ambos, 65 pontos (86,6%), igualando o aproveitamento do PSG e superando o de outras equipes milionárias como Real Madrid, Chelsea, Manchester City, Manchester United e Juventus. Nesses casos, foram analisados somente jogos como mandantes disputados dentro do país do time em questão, descartando, por exemplo, as partidas do Real Madrid no Mundial de Clubes, realizado no Marrocos.
O Corinthians se sente cada dia mais em casa, e o azar é todo dos rivais.
Fonte: ESPN