Com menor preocupação defensiva, Guilherme ganhou liberdade para aparecer no ataque, tal qual Paulinho fazia (Rodrigo Coca/ Foto Arena) |
Agora à vontade como sucessor de Paulinho no Corinthians, Guilherme pareceu até estranhar quando ouviu o nome do seu antigo companheiro durante a entrevista coletiva que concedeu nesta terça-feira. As lamentações pela saída do jogador da Seleção Brasileira para o Tottenham, da Inglaterra, cessaram em 2014.
‘Nem parei para pensar nisso’, comentou Guilherme, que superou as comparações. ‘Isso não tem muito a ver. O Paulinho é um cara fora de série, de outro nível. Não é à toa que está na Seleção Brasileira, garantido na Copa do Mundo. Eu me preocupo em fazer o meu papel. Produzo algumas coisas diferentes do Paulinho, o meu ídolo, e outras parecidas’, acrescentou.
Guilherme ficou mais em evidência no Corinthians desde que o técnico Mano Menezes passou a adotar um sistema tático com três volantes – além dele, Ralf e Bruno Henrique são titulares. Com menor preocupação defensiva, ganhou liberdade para aparecer no ataque, tal qual Paulinho fazia.
‘Ficamos com mais gente para marcar, então não preciso fechar tanto quanto antes’, comentou Guilherme, que também vê prejuízos nos esquema adotado a partir do clássico com o Palmeiras. ‘Às vezes, a gente está mais longe para chegar à frente. É questão de ajustar os três volantes.’
Mano já avisou que não pretende mais deixar o seu meio-campo desprotegido. Mesmo que um dos volantes perca espaço para a entrada de um armador (como Renato Augusto ou Danilo), o novo titular do setor não atuará aberto pelas laterais. Guilherme concordou que o Corinthians se acertou no Campeonato Paulista dessa maneira.
‘Já jogamos algumas partidas seguidas assim, e as coisas estão indo bem. Com os treinamentos, tudo ficou ajustado. Sabemos a hora de eu ou o Bruno Henrique chegar ao ataque’, concluiu o sucessor de Paulinho, um dos três volantes do Corinthians que enfrentará o Linense na noite desta quarta-feira, fora de casa.
Fonte: Fox Sports