Marcelinho e Casagrande na estreia do Pé-de-Anjo | © Ronaldo Kotscho/Placar |
Duas décadas. Um ídolo para não esquecer. Neste domingo (19) de estreia alvinegra na temporada 2014, a Fiel se recorda de outra importante estreia da história corinthiana: a de Marcelinho com a camisa do Corinthians. Há precisamente 20 anos, começava a relação intensa da torcida com o camisa 7 que se tornou o quinto maior artilheiro do clube e conquistou oito taças. Confira o especial preparado em parceria com a Placar.
Um pouco mais franzino do que o normal, Marcelinho desembarcou no Parque São Jorge após passagem pelo Flamengo. Nascido no Rio de Janeiro, no dia 1º de fevereiro de 1971, Marcelo Pereira Surcin teve uma carreira marcante desde o início. Ainda na equipe rubro-negra, estreou em um clássico contra o Fluminense, ao substituir Zico lesionado com apenas 11 minutos de jogo. Aliás, a convivência com o camisa 10 do Flamengo, especialista em bolas paradas e passes precisos, ensinou-lhe algumas lições para os tempos de Corinthians.
A estreia de Marcelinho com a camisa do Corinthians veio no dia 19 de janeiro de 1994. O Timão recebeu o Comercial-SP para um amistoso estadual no Pacaembu e venceu por 1 a 0, com gol de Tupãzinho. Com dribles curtos e rápidos e cruzamentos precisos, o baixinho dos pés pequenos mostrou o cartão de visitas. Era o início de uma longa história protagonizada pelo Pé-de-Anjo.
Não demorou para Marcelinho cair nas graças da Fiel. Em 1995, foi fundamental para as conquistas inesquecíveis da Copa do Brasil e do Paulistão. Em 1997, veio o segundo título paulista pelo clube. Logo após essa conquista, o Pé-de-Anjo faria uma breve pausa em sua trajetória no Corinthians para defender o Valência, da Espanha.
No ano seguinte, a Federação Paulista de Futebol comprou o passe do Pé-de-Anjo e decidiu repassar o meia para o time cuja torcida ligasse mais vezes. Marcelinho retornou e, de vez, se eternizou no clube com as conquistas dos Brasileiros de 1998 e 1999 e do Paulista também em 1999. Em 2000, como cereja do bolo, veio o Mundial de Clubes da FIFA. Em 2001, para fechar um ciclo, o Paulistão.
Em 2006, na última – porém, curta-passagem, Marcelinho se despediu de vez da Fiel em oito partidas do Brasileirão. O último jogo oficial ocorreu no dia 05 de agosto, na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-PR, no estádio do Pacaembu. No ano do centenário alvinegro, Marcelinho foi homenageado em partida amistosa contra o Huracán, da Argentina, no dia 13 de janeiro de 2010, no Pacaembu. Vinte anos se passaram desde a estreia pelo Timão, mas até hoje o grito de ‘Uh, Marcelinho. Uh, Marcelinho’ revive nas lembranças da Fiel.
Fonte: Site Oficial do Corinthians