Corinthians venceu o Coxa mesmo jogando fora de casa (Foto: Felipe Gabriel/ LANCE!Press)
E a onda de 0 a 0, 1 a 1 e outros placares iguais parece ter deixado o Parque São Jorge de vez. Supreendentemente mais ofensivo, o Corinthians foi até o Paraná na noite desta quarta-feira, e bateu o Coritiba por 1 a 0. O resultado leva o Timão à segunda vitória seguida – fato que não acontecia desde 1° de setembro, contra Luverdense e Flamengo – e mantém Tite & Cia. ainda com o sonho de Libertadores vivo. O gol de Guilherme garantiu o triunfo e deixou o Coxa mais perto da zona de rebaixamento.
Com o resultado, o time alvinegro ainda precisa de um milagre para chegar à competição continental. Além de precisar ganhar seus quatro jogos restantes, precisa torcer para que o Atlético-PR conquiste a Copa do Brasil em cima do Fla e o São Paulo não fique com o título da Copa Sul-Americana. O caneco do rival tiraria qualquer chance de o G4 virar um G5 – única possibilidade do Corinthians na tabela.
Os primeiros minutos no Couto Pereira já mostravam que o Timão queria mais. Com Pato e Sheik, em chutes perigosos, os paulistas quase abriram o placar. A marcação avançada, no entanto, durou poucos minutos e o chato jogo de se ver do Timão se arrastou durante o restante da etapa inicial.
Titular pela primeira vez desde que errou o bizarro pênalti contra o Grêmio, que custou a eliminação do Corinthians na Copa do Brasil, no último dia 23 de outubro, Pato fez bons 45 minutos. O camisa 7 se movimentou, chamou o jogo e criou jogadas importantes. Só faltou deixar o seu.
O Coxa, tímido para quem estava jogando dentro de casa e com o apoio da torcida, pouco fez. Foram alguns chutes e até jogadas no contra-ataque. Nada demais para quem precisa fugir do risco de rebaixamento.
Apesar dos seguidos erros, o Timão seguiu buscando mais a meta adversária que o Coritiba no início do segundo tempo. Os louros foram colhidos aos 19. Depois de falha grotesca da zaga paranaense, Romarinho rolou limpo para Guilherme. O volante, a lá Paulinho, bateu seco no canto. Foi o segundo gol dele nos últimos três jogos.
Mesmo com a pressão do time local até o finalzinho da partida, o Timão se segurou bem lá trás e garantiu mais três pontos. Será que agora embala de vez? É pagar para ver…
Próximos jogos
Na próxima rodada do Brasileirão, o Corinthians recebe o Vasco, no domingo, dentro do Pacaembu, após mandar cinco partidas no interior de São Paulo. Já o Coxa enfrenta o Criciúma, no sábado, mais uma vez no Couto Pereira.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 0 x 1 CORINTHIANS
Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR) Data/Hora: 13/11/13, às 21h50 (de Brasília) Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS) Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Rafael da Silva Alves (RS) Cartões amarelos: Coritiba (Willian, 40/1ºT), Corinthians (Pato, 21/2ºT) Público/Renda: Não disponíveis
GOL: Guilherme, 19/2ºT (0-1).
CORITIBA: Vanderlei; Gil, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Willian, Uelliton (Lincoln – 35/2ºT), Emerson Santos (Keirrison – 30/2ºT) e Alex; Deivid (Diogo – Intervalo) e Julio César – Técnico: Péricles Chamusca.
CORINTHIANS: Walter; Edenilson, Gil, Paulo André e Alessandro; Ralf e Guilherme; Romarinho (Rodriguinho – 37/2ºT), Danilo e Emerson Sheik (Ibson – 42/2ºT); Pato (Diego Macedo – 29/2ºT) – Técnico: Tite.