Dida pegou dois pênaltis de Raí no primeiro jogo da semifinal do Brasileirão de 1999 | © Renato Pizzutto/Placar |
A defesa de Cássio no pênalti cobrado por Rogério Ceni aos 44 minutos do segundo tempo do empate por 0 a 0 entre São Paulo e Corinthians, no último domingo (13) no Morumbi, pelo Brasileirão 2013, segue repercutindo. O atual camisa 12 do Timão recebeu elogios de um ex-goleiro do Alvinegro que se destacou pegando duas penalidades em um mesmo confronto contra os são paulinos. Dida, atualmente no Grêmio, parabenizou Cássio pelo lance e afirmou que o nível de dificuldade foi maior do que os ocorridos no clássico da semifinal do Brasileirão de 1999.
‘A defesa dele foi mais difícil porque ele pegou com a pontinha dos dedos. O suficiente para ela ir na trave e depois para fora. Ele foi convicto que seria ali e rasteiro’, disse Dida.
Em 1999, o antigo camisa 1 do Timão se destacou no primeiro jogo da semifinal do Brasileirão. Naquele campeonato, o mata-mata era disputado em melhor de três partidas. Em um confronto eletrizante, o Corinthians vencia por 3 a 2 quando apareceu a estrela do goleiro marcado pela extrema frieza na hora de uma cobrança de pênalti.
Dida já era conhecido por ser um exímio pegador de pênaltis, mas naquele dia 29 de novembro de 1999, o então camisa 1 do Timão fez milagres. Foram duas penalidades máximas marcadas no clássico. A primeira foi ainda no começo do segundo tempo. Raí bateu no canto esquerdo do gol, Dida defendeu. No rebote, a defesa corinthiana afastou. Já era importante, mas seria ainda mais no fim do jogo.
Um novo pênalti foi marcado nos acréscimos, 47 minutos da etapa final, a exemplo do último domingo (13). Era novamente Raí contra Dida. O jogador do São Paulo mudou o canto. Mas não venceu o goleiro do Corinthians, que pulou no canto direito e pegou com a ponta da mão, agarrando a bola logo depois. A Fiel explodiu de alegria no Morumbi, como se fosse um gol. Logo depois, o Timão eliminaria o rival na semifinal e ganharia em seguida o terceiro Brasileiro da história do clube.
Assim como a defesa do Cássio, o lance de Dida decretou o resultado final da partida. ‘Isso só valoriza ainda mais a defesa porque será a última coisa de que irão falar’, declarou o goleiro campeão do Mundial de Clubes da FIFA de 2000 pelo Timão.
Fonte: Site Oficial do Corinthians