O julgamento das cenas de violência vistas na arquibancada do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 25 de agosto, quando Corinthians e Vasco se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro, será realizado nesta quarta-feira, a partir das 13h (de Brasília), pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Será a primeira instância do caso em que ambos os clubes são réus.
A denúncia do caso foi feita pelo procurador-geral do STJD Paulo Schmitt, que se baseou em informações divulgadas por veículos de imprensa para pedir ‘penas graves’ para os dois times, que viram suas torcidas envolvidas em uma pancadaria na arquibancada superior do estádio em Brasília.
O procurador defende penas graves ‘visando a preservação do espetáculo, dos torcedores de bem e das famílias brasileiras que têm o direito de apreciar os jogos com segurança e comodidade’. Além disso, o autor da denúncia diz que a pena grande aos dois times seria a única forma de coibir ‘integralmente a violência nos estádios e a ausência de torcedores mal intencionados que frequentam as praças desportivas brasileiras’.
Corinthians e Vasco podem ser punidos com multa de R$ 100 a R$ 100 mil reais e podem perder até dez mandos de campo – jogos podem ser com portões fechados ou longe do estádio oficial dos times. Além do esperado julgamento das duas equipes, outros dez casos estão na pauta do STJD para esta quarta.
Fonte: Terra