Pato aprende lição europeia no Corinthians e agradece ao clube por voltar à seleção

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

Atacante que ajuda a defesa e marca teoricamente é uma especialidade europeia e não brasileira. Mas Alexandre Pato, ex-jogador do Milan e novidade na seleção de Felipão para os amistosos contra Austrália e Portugal, agradece ao Corinthians por ter aprendido a defender e por ter voltado a vestir o uniforme verde-amarelo.

‘Acho que estou em um adaptação ainda, estou aprendendo muitas coisas. Fui muito cedo para a Europa e aqui na volta ao Brasil encontrei um profissional capaz de me ensinar muito, que é o Tite. Na Europa não aprendi tanto na marcação como aprendi aqui. Tenho 24 anos, tenho muito para aprender. Tenho que agradecer ao Corinthians por essa volta à seleção, por estar aqui novamente’, disse Pato em entrevista coletiva nesta terça-feira, em Brasília, palco do primeiro amistoso, contra a Austrália, no sábado. O duelo com Portugal acontece na outra terça, em Boston.

O jovem atacante surgiu de formo precoce no Internacional, em 2006, aos 17 anos e no ano seguinte já era convocado para a seleção, inclusive balançando a rede na sua estreia, contra a Suécia.

Aos 18, passou a defender o gigante Milan. Teve bons momentos na Itália, mas nos últimos anos sofreu com lesões frequentes e acabou não indo para a Copa do Mundo de 2010. Voltou a ser lembrado na Copa América de 2011 e na Olimpíada de 2012 e não se destacou.

Em 2013, já como atleta do Corinthians, Pato foi chamado para amistoso contra a Bolívia, quando só jogadores que atuam no futebol nacional foram lembrados. Agora, com o corte de Fred por lesão, ganhou mais uma oportunidade.

‘Foi uma surpresa essa convocação. Meu objetivo é trabalhar forte no Corinthians para estar na seleção. Tem muitos meses ainda, mais se tiver oportunidade quero mostrar meu valor para voltar a ser convocado na Copa’, disse o atacante.

Se Felipão precisar, Pato pode se sacrificar e mostrar as lições que aprendeu no novo clube. ‘Venho jogando há quase três jogos pela lateral no Corinthians e tenho me saído bem, o professor tem me elogiado. Se o Felipão quiser que eu jogue pelo lado, vou jogar.’

Fonte: ESPN