Em pontos corridos, só Corinthians de Tite e Santos de Luxemburgo não foram campeões com ‘empatite’

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Tite oriente time do Corinthians no empate com o Fluminense no Maracanã | Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O técnico Tite, ironicamente apelidado de ‘empatite’ por alguns, tem uma resposta para quem argumenta que o Corinthians empata demais.

‘Todos os últimos campeões brasileiros, todos, foram as equipes que menos perderam. E essas equipes ficam entre as quatro que mais venceram na competição, talvez não como a equipe que mais venceu’, disse o treinador na sexta-feira, antes de mais um empate do Corinthians no Campeonato Brasileiro, nesse domingo, com o Vasco.

Pela teoria de Tite, portanto, o fato de o Corinthians ser o time que mais empata na Série A deste ano ao lado do Internacional – oito empates em 16 jogos – não é um entrave até o título nacional.

A afirmação do técnico é verdadeira. Contrariando a tese de que para vencer o Brasileirão é preciso correr o risco de perder a fim de conquistar três pontos, oito dos dez campeões nacionais na era dos pontos corridos levantaram a taça com conservadorismo, sendo o clube que mais ficou na igualdade no torneio.

As duas únicas exceções são o Santos de Vanderlei Luxemburgo, em 2004 e o próprio Corinthians de Tite, em 2011. A essa altura do campeonato, na 16ª rodada, aliás, o Corinthians de 2011 tinha quatro empates, metade do que tem o atual time de Tite.

O líder do Brasileirão-2013, o Cruzeiro, também tem quatro empates em 16 jogos.

Fonte: ESPN