Tite deixa o gramado do Pacaembu após vitória do Corinthians sobre o Grêmio | Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians |
Perguntado nessa quarta-feira sobre a forma como se desenha o atual Campeonato Brasileiro, o técnico corintiano Tite respondeu: ‘Igual ao de 2009, que foi pau a pau até o fim. Vejo uma competição bastante equilibrada, diferente de outros campeonatos passados.’
A edição de 2009 da Série A é exemplo de disputa acirrada. Quatro equipes chegaram à última rodada com chances de conquistar o título naquele ano, Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo, com o Flamengo com 64 pontos e os outros três times empatados com dois pontos a menos. A equipe carioca acabou saindo campeã.
Nos anos seguintes, Fluminense, Cruzeiro e Corinthians disputaram a taça até a reta final, e o Flu saiu vencedor, em 2010, e Corinthians e Vasco brigaram até o fim em 2011, com os paulistas levando a melhor. No ano passado a competição se desenrolou com menos emoção: o Fluminense levou o troféu com três rodadas de antecedência.
Se a análise de Tite estiver certa, muitos dos times que aparecem na parte de cima da tabela do Brasileirão neste momento podem ficar pra trás.
Foi o que aconteceu com o Corinthians em 2009. Na 14ª rodada da competição, a equipe do Parque São Jorge estava em quinto lugar – agora está em sexto. Acabou na décima posição.
Dos times que integravam o G-4 nesta etapa do campeonato, metade acabou bem longe dali. O Atlético-MG, então líder, terminou em sétimo, e o Vitória, então terceiro, terminou em 13° lugar. Internacional e Palmeiras seguiram firmes no topo. O Flamengo, que seria campeão, estava em sétimo na 14ª rodada, posição hoje ocupada pelo Atlético-PR.
Os quatro primeiro colocados do Brasileirão neste momento são, na ordem, Cruzeiro, Botafogo, Coritiba e Grêmio.
Fonte: ESPN