Zizao não tem recebido chance de Tite (Foto: Eduardo Viana/LANCE!Press) |
Até dezembro, o Corinthians exerce o direito de compra dos 50% dos direitos econômicos de Zizao e renova seu contrato por mais um período. Mesmo sem receber oportunidades do técnico Tite, ele se mantém no elenco, apenas treinando. Quando solicitado, vai a eventos do clube e participa de algumas ações de marketing. Esta situação é o que acontece desde o fim de janeiro.
Zizao cede aos apelos do presidente do clube chinês e retorna para seu país, onde já foi convocado para a seleção principal. Ele tem oportunidade de ficar perto dos familiares e jogar com mais frequência, aparecendo mais para o técnico de sua seleção. Até o momento, o atacante chinês do Timão declarou que gostaria de permanecer no Brasil, pois já havia se adaptado ao país. Mudará de ideia?
O Shanghai Shenxin encontra um clube interessado em pagar os 100% dos direitos de Zizao e ficar com ele. Se não houver interessados em pagar, uma outra alternativa é o Timão exercer o direito de compra e emprestá-lo. No Paulistão, o Grêmio Osasco chegou a manifestar o desejo, por meio do diretor Vampeta, mas o interesse não foi para frente. Zizao tem espaço no Brasil?
Quando foi contratado em fevereiro do ano passado, Zizao despertou a atenção de diversos países. Sua apresentação contou com figuras políticas da China e a repercussão foi positiva.
Mesmo que ainda não tivesse jogado, o meia-atacante caiu nas graças da torcida. Simples e carismático, virou uma espécie de xodó dos corintianos. Sempre foi muito requisitado em eventos e quando aparece no Pacaembu.
Em seu primeiro jogo como titular, diante do Paulista, em Jundiaí, ele pedalou, driblou o zagueiro e deu uma assistência para Giovanni marcar. Com isso, caiu ainda mais nas graças e também recebeu elogios do técnico Tite.
Em março, o jogador foi convocado pela primeira vez para a seleção da China. Ele fez parte do grupo que enfrentou o Iraque, pelas Eliminatórias da Copa da Ásia de 2015. Apesar de receber destaque da mídia nacional, ele ficou no banco, mas nem sequer jogou
Antes de ser convocado, Zizao era pouco conhecido na China. Contratação não rendeu nenhuma ação de marketing ou entrada do Timão no mercado asiático, como era esperado.
Abaixo tecnicamente dos demais companheiros, ele não foi inscrito na Libertadores e no Mundial em 2012, competições de repercussão internacional. Neste ano, figurou na lista da Libertadores porque a regra mudou de 25 para 30 nomes. Mesmo assim, ele seguiu sem ser relacionado pelo técnico Tite.
O jogador chegou ao clube com porte físico de jogador de base e, mesmo melhorando no quesito, ainda está abaixo dos demais. Sheik já lembrou em entrevista coletiva que lhe falta a malícia para ser jogador de futebol no Brasil.
Setor ofensivo do Timão conta com Danilo, Sheik, Romarinho, Guerrero, Pato, Renato Augusto, Douglas, Ibson, além dos garotos Paulo Victor e Léo. Ou seja, dez atletas estão na sua frente.
Fonte: lancenet