Dagoberto faz de pênalti, Cruzeiro vence e tira invencibilidade do Corinthians

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Fábio Santos foi expulso ao cometer falta em Élber, e Dagoberto fez o gol da vitória do Cruzeiro | Vipcomm
Cruzeiro e Corinthians fizeram um duelo de tempos bem distintos nesta quarta-feira, em Sete Lagoas, válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Na primeira etapa, o time paulista foi melhor, criou boas chances, mas Alexandre Pato, contratação mais cara do clube para a temporada, falhou em pelo menos três finalizações. O goleiro Fábio apareceu bem para salvar o Cruzeiro. No segundo tempo, o time da casa melhorou e foi mais eficiente. Em uma das oportunidades que teve, a equipe mineira não vacilou. Dagoberto converteu pênalti aos 39 minutos e garantiu o triunfo por 1 a 0. No lance da penalidade, o lateral Fábio Santos foi expulso pela falta cometida em Elber.
Com o triunfo em Minas, o Cruzeiro se reabilita da derrota para o Botafogo na última rodada e chega aos 7 pontos na tabela, entre os primeiros colocados. Já o Corinthians, até então invicto no Brasileiro com uma vitória e dois empates, permanece com cinco pontos, em posição intermediária. Os jogadores do Corinthians reclamaram bastante do pênalti anotado pelo árbitro nesta quarta-feira, alegando que, se a falta de Fábio Santos realmente existiu, ela foi fora da área.  
Na próxima rodada da competição nacional, o Corinthians recebe a Portuguesa no sábado, no Pacaembu. Já o Cruzeiro atua no mesmo dia, contra o Internacional, novamente em Sete Lagoas.
O jogo
O clássico nacional entre Cruzeiro e Corinthians apresentou um cenário com equilíbrio de forças nos primeiros minutos, com um pouco mais de posse de bola para o Timão. O time do técnico Tite adotou a estratégia de pressionar a Raposa no campo de ataque, dificultando as ações dos defensores cruzeirenses.
Com menos de dez minutos, o lateral Ceará sentiu dores na coxa, obrigando o treinador celeste a fazer uma substituição precoce. Com isso, o jovem Mayke foi acionado, mas apoiou pouco ataque. Como Egídio também não atacou, preocupado com a marcação de Emerson, o Cruzeiro deixou de usar as laterais como arma para agredir o Timão.
A primeira chance clara de gol foi dos visitantes, com Alexandre Pato, que recebeu assistência de Emerson e tentou tocar na saída de Fábio, que fez ótima defesa evitando a abertura do marcador. A resposta celeste não demorou e surgiu com Dagoberto, que apareceu livre na grande área e finalizou com a canhota, mas errou o alvo por pouco, assustando o goleiro Cássio.
Com alternância de oportunidades de gols, a partida entre mineiros e paulistas foi disputada em alto nível. Alexandre Pato e o goleiro Fábio travaram uma espécie de duelo particular, já que o atacante teve várias chances de marcar, mas o cruzeirense trabalhou bem quando foi acionado, garantindo a igualdade no marcador.
Em uma dessas chances, o zagueiro Dedé furou e Pato saiu na cara de Fábio, mas o goleiro operou milagre para salvar os donos da casa. Nos minutos finais do primeiro tempo, o Corinthians passou a ter o controle do jogo, acuando os mineiros no campo defensivo. Apesar da pressão, os corintianos não conseguiram abrir o placar.
Apoiado pela torcida, o Cruzeiro voltou para a etapa complementar mais agressivo, mas encontrou os visitantes com uma marcação eficiente. Sem conseguir finalizar, a Raposa procurou girar a bola de um lado para outro tentando encontrar espaços. Sem sucesso, os celestes apostaram nas bolas alçadas na área, tentando achar o zagueiro Dedé, que se aventurou ao ataque em vários momentos.
Como o gol não saiu, o técnico Marcelo Oliveira resolveu mexer na equipe, trocando Anselmo Ramon por Luan. Melhor no segundo tempo, o Cruzeiro anulou as principais peças do Timão. Alexandre Pato, que levou perigo no início do jogo, pouco produziu no segundo tempo, assim como Emerson, Danilo e Douglas.
Nos 45 minutos finais, o Cruzeiro pressionou, teve boa posse de bola, mas não foi efetivo. Com isso, a defesa do Corinthians ganhou a maioria dos lances. O único vacilo defensivo do Timão veio aos 38, quando Elber ganhou de Fábio Santos na velocidade e foi derrubado, o árbitro Jailson Macedo Freitas não titubeou e marcou pênalti.

Na cobrança, Dagoberto acertou o canto direito de Cássio, que se esticou todo, mas não conseguiu fazer a defesa. O gol cruzeirense incendiou a torcida na Arena do Jacaré. O timão ainda tentou chegar ao empate no finalzinho, mas teve que amargar o revés para os mineiros.

Fonte: ESPN