Paulinho quer voltar a marcar no Corinthians (Foto: Ari Ferreira) |
As chances de Paulinho deixar sua marca em cima de Santos e Boca Juniors, nos próximos duelos decisivos, pelo Paulistão e pela Libertadores, respectivamente, são grandes. Recuado e com função mais defensiva nos últimos compromissos do Corinthians, o volante será novamente ‘solto’ no Pacaembu.
As atuações menos brilhantes das últimas semanas, levando em conta gols e assistências, tem explicação: com adversários fortes e fora de casa, marcar era prioridade.
“Nos últimos dois jogos, por situações de jogo, seguramos mais o Paulinho. Tivemos de nos adaptar pelas características dos jogadores rivais que caem por seu setor. Quando vemos isso, seguramos mais a saída dele” explicou Cleber Xavier, auxiliar e braço direito de Tite, ao LANCE!Net.
Apesar da falta de gols – o último foi contra o Tijuana (MEX), no dia 13 de março – o volante artilheiro (veja abaixo o top 5 da história) tem agradado pelo desempenho tático. Na cabeça de Tite, o fato de ele ser versátil e cumprir todas as funções, faz dele peça chave no esquema. Mas como não vai para a rede, a torcida não o vê como destaque e reclama.
A ‘corneta’, nesse aspecto, tem sentido. Desde que chegou, Paulinho passou por poucos períodos de seca de tentos ou assistências. Neste ano, o último passe para gol foi só no fim de fevereiro.
Mas essas funções mais defensivas ficarão de lado daqui para a frente. Como o Timão tem uma final de Paulista, domingo, e uma decisão de vaga para as quartas da Libertadores (dia 15, precisando vencer por dois gols) , a ‘fera’ será solta.
“Agora, contra Santos em casa, precisando fazer um bom resultado para ir até a Vila, e contra o Boca, em desvantagem, tendo de buscar gols, ele certamente vai ter mais liberdade. Vamos nos expor um pouco mais” garante Cleber.
As redes do Pacaembu agradecem!
Elogios também da direção: ‘?Paulinho é exemplo de profissional’?
Paulinho é nome quase certo na lista de convocados por Luiz Felipe Scolari para a disputa da Copa das Confederações, que interromperá a Copa Libertadores e fará com que as semifinais e as finais do torneio ocorram apenas no mês de julho. Por conta disso, a tendência é que mais clubes da Europa e da Ásia sondem o camisa 8 do Timão em caso de boas atuações pela Seleção.
Questionado se essa situação preocupa o Timão em relação à possibilidade de perdê-lo antes das decisões da competição sul-americana, o gerente Edu Gaspar nega.
“Paulinho é um exemplo de atleta no futebol brasileiro. Tem muitos clubes atrás, mas sempre esteve focado no dia a dia do Corinthians, dando respostas dentro de campo. Por mais que se falou na sua saída, ele sempre tomou decisões e o rendimento nunca caiu por causa disso. Vai continuar assim” disse o dirigente, que afirmou não ter propostas na mesa pelo volante alvinegro.
O top 5 dos volantes artilheiros do Timão
Biro-Biro
Com 75 gols marcados, em 10 anos de clube, ele é praticamente insuperável.
Wilson Mano
Tem a marca de 35 tentos anotados em seis anos de Timão. Perto de ser superado.
Dino Sani
Passou três anos no Corinthians, mas fez um total de 32 gols. Está um na frente.
Paulinho
No Parque São Jorge desde 2010, o camisa 8 tem atualmente 31 tentos anotados.
Elias
Atualmente no Flamengo, fez 24 gols pelo Timão entre os anos de 2008 e 2010.
Fonte: Lancenet