Gil tem média inferior a uma falta por jogo e vira referência da zaga corintiana

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Gil: zagueiro mais regular do Corinthians em 2013

Entre os titulares do Corinthians no início de 2013, apenas um desbancou definitivamente a concorrência com algum campeão do mundo em 2012. O zagueiro Gil, contratado após a conquista no Japão, aproveitou-se da ausência forçada de Chicão por conta de cirurgia, e vestiu a camisa 4 em 17 dos 20 jogos da equipe no ano. Nenhum corintiano jogou tanto nesta temporada até aqui.

‘O grande mérito dele é a sua eficiência e segurança. Tem boa cobertura e antecipa bem. É exatamente aquilo que um defensor deve ter em sua essência’, disse Tite sobre o zagueiro, que justifica em alguns números a preferência que ganhou do treinador nestes primeiros jogos no ano.

De acordo com números do Footstats, Gil tem 14 faltas cometidas nas 17 partidas que disputou em 2013. É uma média inferior a uma por jogo e marca importante em se tratando de um zagueiro com atribuição quase exclusiva de destruir jogadas dos adversários. Nos jogos do Corinthians na Libertadores, apenas os atacantes Alexandre Pato e Jorge Henrique e o meia Douglas fizeram menos faltas que ele.

Entre os jogadores que mais desarmam na equipe no Paulistão, Gil está atrás apenas de Ralf e Guilherme, volantes que tentam diminuir o trabalho dos zagueiros da equipe. Gil roubou 31 bolas contra 33 de Guilherme e 49 de Ralf. O camisa 5 liderou este fundamento entre os corintianos nas últimas temporadas.

‘Isso é fruto do trabalho do grupo, que me acolheu muito bem. Quero dar continuidade e manter os pés no chão. Com simplicidade, vou conseguindo coisas maiores’, disse Gil após o clássico contra o São Paulo no domingo. Ele teve atuação destacada na partida vencida por 2 a 1 pelo Corinthians. Ele fez apenas uma falta nos 90 minutos e conseguiu três desarmes.

Gil ajuda o Corinthians a manter bons números da defesa. O time de Tite tem a segunda defesa menos vazada do Paulistão (14 gols, mesmo número do São Paulo). Só a Ponte Preta sofreu menos gols: 11. Na Libertadores foram apenas dois gols sofridos, um a mais que o Real Garcilaso, melhor defesa até aqui depois de ceder apenas um gol.

Gil será titular do Corinthians contra o Millonarios nesta quarta-feira em Bogotá. Seguirá formando a dupla de zaga com Paulo André, titular ao lado de Chicão no Mundial de Clubes. Mas com Gil em alta, a tendência para o restante de 2013 é que sejam os outros dois que disputem a outra vaga na zaga.

Fonte: IG