A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através do Coronel Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem, se manifestou pela primeira vez sobre o gol não assinalado do Corinthians no clássico diante do São Paulo, no último sábado.
Para Marinho, o lance de Danilo aos 34 minutos do primeiro ‘não é conclusivo’. O chefe dos árbitros argumenta que não tem nenhuma imagem que prove a bola entrando definitivamente.
“Como sempre fazemos, vamos analisar todos os lances na segunda-feira (12) e, se houver erro, tomaremos as providências necessárias. O lance não é conclusivo. Não há uma imagem que conclui. Tem imagem em que a bola entra e imagem em que a bola não entra. Nem com o VAR (árbitro de vídeo) daria para avaliar. Só com a tecnologia de chip na bola. O árbitro adicional não estava na posição correta. Teve erro de posicionamento, isso eu posso afirmar. Ele não estava na posição que treinamos. E providências serão tomadas quanto a isso”, disse ao globoesporte.com.
Marinho se equivoca ao falar em ‘lance não conclusivo’. Imagens do PFC (Premiere Futebol Clube) mostram claramente a bola ultrapassando a linha. Além disso, imagens de vários ângulos podem ser achadas facilmente nas redes sociais e provam que a bola, sim, entrou.
Depois da partida, o presidente Andrés Sanchez já havia detonado com Coronel Marinho. “É a primeira vez que eu desço no intervalo para o vestiário porque os jogadores estavam tão revoltados que não queriam voltar. O juiz ficou pedindo desculpa durante o jogo. É um absurdo. A gente não faz um bom campeonato, os jogadores sabem, a diretoria sabe, a comissão sabe… Mas está demais. Não é porque se vota contra um sistema (VAR) que precisa ser prejudicado desta maneira. Já fomos beneficiados e prejudicados, mas o juiz é um incompetente e responsável. O Coronel tem que dar explicação. Tem um monte de ex-árbitro apitando aí, porque o Coronel continua? Vamos colocar um ex-árbitro, tem tantos por aí. Ele já está mais tempo no comando da arbitragem, somando a FPF e a CBF, do que tem de Coronel?”, disparou.
A imprensa esportiva também não tem dúvidas quanto ao lance. Para o comentarista PVC, a bola entrou. “Deve-se questionar o gol de Danilo. Foi gol”, afirmou. Juca Kfouri também opinou. “A não validação de um gol de Danilo, com Jean defendendo a bola dentro do gol e, logo depois, um pênalti claro em Romero não assinalado foram um escândalo”, disse.