O É o Time do Povo traz neste artigo a história da Neo Química Arena. São onze anos de conquistas no estádio, com alto aproveitamento na nova casa alvinegra.
25 anos após a ideia do novo estádio que era chamado de Arena Corinthians até 2020, quando a Neo Química comprou os naming rights, relembre os principais capítulos e os eventos marcantes sediados no local em Itaquera. Do planejamento à sua construção, até a inauguração e a importância para o clube nos últimos anos.
São 11 títulos do futebol feminino e quatro do futebol masculino conquistados dentro do estádio. O time masculino do Timão fez 375 partidas na Neo Química Arena até o momento, com 219 vitórias, 105 empates e 51 derrotas – um aproveitamento de 67,7%.
Além disso, são 605 gols marcados pelo Corinthians e 288 gols sofridos. Romero é o mairo artilheiro da história da arena, com 42 gols, seguido de Yuri Alberto, com 41. Róger Guedes tem 31 gols, Jô tem 30 gols e Jadson tem 24 gols, completando a lista dos cinco que mais balançaram as redes pelo Timão no estádio.
A Neo Química Arena não se limitou a receber apenas jogos e conquistas de títulos do Corinthians. O estádio também foi palco de três competições esportivas de destaque a nível mundial.
Mergulhe no passado do estádio, que está cada vez mais presente no coração do torcedor corinthiano e já é um legado para um futuro ainda melhor do Corinthians.
Novidade no Centenário
Com o Parque São Jorge com capacidade para apenas 16 mil torcedores, o Corinthians sempre mandou seus jogos maiores no Pacaembu, estádio municipal de São Paulo inaugurado na década de 1940, e – em escala bem menor – no Morumbi.
Apesar de se sentir em casa jogando no Pacaembu, estádio que tem a simpatia do corinthiano e identificação e anos de sucesso do clube, todo torcedor alvinegro sempre quis ter um grande estádio para chamar de seu.
Apesar de diversos “ensaios” de tirar o sonho do papel ao longo da história, a Neo Química Arena nasce no dia 1° de setembro de 2010 com a confirmação da construção do estádio na festa do Centenário do Corinthians, no Vale do Anhangabaú, para cerca de 150 mil pessoas.
Sob o comando de Andres Sánchez na presidência do clube, o Timão anunciou a construção de um estádio para 48 mil lugares com orçamento de R$ 350 milhões, e contrato assinado com a construtura Odebrecht e financiamento do BNDES através da Caixa Econômica Federal.
Início das obras
Em 30 de maio de 2011, foram ligadas as primeiras máquinas da obra da Neo Química Arena, no que era ainda apenas um terreno de 197 mil metros quadrados no bairro de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.
A Neo Química Arena tem um projeto único se comparado aos grandes estádios do mundo. Sem seguir um conceito convencional, a casa alvinegra foi moldada em um formato retangular, que aproxima a torcida do campo de jogo e garante a visibilidade para todos os presentes.
O estádio corinthiano possui quatro setores – Norte, Sul, Leste e Oeste –, com duas grandes arquibancadas laterais. No lado leste, foi construído um enorme painel de LED, com 170 metros de largura e 20 metros de altura. Já no Oeste, há um painel de vidro formado por 1.350 peças, em uma área de 240 metros de comprimento por 30 metros de altura.
Dois telões de 30m x 7,5m foram construídos acima dos setores Norte e Sul, que são projetados tanto para os torcedores dentro da casa do Timão como também para os que estão fora.
Inauguração em 2014
Foram feitos dois eventos teste antes da inauguração oficial da Neo Química Arena em maio de 2014. Primeiro um jogo comemoração do Dia do Trabalho, entre os funcionários que trabalharam na construção da Arena, em partida realizada apenas para eles, suas famílias e convidados especiais.
Dez dias depois ocorreu o segundo evento teste, considerado por muitos como a verdadeira inauguração do estádio.
Mais de 104 ídolos do clube, dentre atletas e ex-atletas, foram convidados e realizaram uma partida com seis tempos de 15 minutos, onde estes jogadores se revezavam entre as equipes – o primeiro gol da Arena foi marcado por Rivellino, de pênalti. A partida festiva reuniu cerca de 17 mil torcedores.
Após o sucesso nos testes, o Corinthians recebeu o Figueirense pelo Campeonato Brasileiro de 2014, em 18 de maio, na estreia oficial do estádio. O Timão foi derrotado por 1 a 0, com gol de Giovanni Augusto, que vestiria a camisa corinthiana anos depois e seria campeão brasileiro e paulista em 2017.
Copa do Mundo e Olimpíadas
Expandindo os horizontes, a nova casa do Timão, que na época ainda era apenas Arena Corinthians, sediou a abertura da Copa do Mundo de 2014. Em 12 de junho, 3 a 1 para o Brasil contra a Croácia.
Outros cinco jogos da Copa aconteceram no estádio corinthiano, sendo o último deles a semifinal entre Argentina e Holanda. Segundo dados do Corinthians, ao todo mais de 360 mil torcedores estiveram na arena durante a Copa e mais de dois bilhões de pessoas assistiram jogos na casa do Timão pela televisão ao redor do mundo.
Dois anos depois, nas Olimpíadas de 2016, que aconteceram no Rio de Janeiro, a Neo Química Arena foi a sede da cidade de São Paulo no evento secular que ocorre de quatro em quatro anos e para o mundo.
O estádio alvinegro recebeu dez partidas dos torneios masculino e feminino na competição, incluindo o jogo entre Brasil e Colômbia, das quartas de final do torneio masculino, conquistado pela seleção brasileira liderada por Neymar, e a decisão do bronze entre as mulheres de Brasil e Canadá, que ficou em terceiro.
Copa América e NFL
Depois de sediar ainda uma Copa América, em 2019, após desistência da Comebol em utilizar o Alianz Parque, estádio do rival Palmeiras, a casa do Timão recebeu três jogos do torneio sul-americano. O Brasil acabou campeão, sendo a última Copa América vencida pelo país desde então. Além disso, cinco anos depois, a Neo Química Arena fez história para além do futebol.
No dia 6 de setembro de 2024, a Casa do Povo sediou o primeiro jogo da NFL na América do Sul. O estádio passou por uma transformação para receber o confronto entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers” em “uma experiência inesquecível para os fãs de futebol americano”, detalha o site da arena.
Mais de 47 mil torcedores compareceram para assistir ao histórico confronto.
Títulos
Desde a inauguração de seu estádio em 2014, o Corinthians conquistou seis títulos: os Brasileiros de 2015 e 2017, e os Campeonatos Paulista de 2017, 2018, 2019 e 2025.
Quatro destes títulos foram vencidos em jogos disputados em Itaquera: no Paulista de 2017, em cima da Ponte Preta, no Brasileirão de 2017 após vencer o Fluminense, e no Paulista de 2019, sobre o São Paulo.
O último campeonato conquistado no estádio foi agora no Paulista de 2025, em cima do Palmeiras, após Hugo Neneca defender pênalti de Raphael Veiga no fim do jogo que levaria a decisão para os pênaltis.
No futebol feminino, os troféus quase triplicam em relação aos títulos conquistados pelo time masculino. As Brabas venceram 11 títulos jogando na Neo Química Arena.
Maiores públicos
O empate em 0 a 0 contra o Palmeiras que deu o título do Paulista de 2025 teve o maior público da história da Neo Química Arena, com mais de 48 mil presentes.
A lista dos cinco maiores públicos da Neo Química Arena:
Corinthians 0 x 0 Palmeiras – Público: 48.196 (Final do Campeonato Paulista de 2025)
Corinthians 2×1 Santos – Público: 47.265 (Semifinal do Campeonato Paulista de 2025)
Corinthians 2×1 São Paulo – Público: 46.517 (Semifinal da Copa do Brasil de 2023)
Corinthians 0x0 Flamengo – Público: 46.486 (Final da Copa do Brasil de 2022)
Corinthians 2×1 São Paulo – Público: 46.481 (Final do Campeonato Paulista de 2019)