Início » Na história do Corinthians » Corinthians leva vantagem no retrospecto contra o Atlético Mineiro; confira o histórico do confronto

Corinthians leva vantagem no retrospecto contra o Atlético Mineiro; confira o histórico do confronto

Pedro Nogueira Heiderich

Corinthians x Atlético-MG
Google News Siga-nos no Google Notícias

O É o Time do Povo traz levantamento do retrospecto do Corinthians contra o Atlético Mineiro. O Timão leva vantagem na história do confronto. Confira a seguir o histórico completo do duelo e os principais jogos entre as duas equipes.

Venha conosco acompanhar os principais números dos jogos do Corinthians contra o Atlético Mineiro. Saiba quem tem mais vitórias no geral, como mandante e visitante e no recorte recente dos confrontos, e também quem fez mais gols.

O levantamento aponta ainda os maiores artilheiros do Todo Poderoso em jogos contra o Atlético Mineiro e uma lista com atletas que defenderam o Coringão e também passaram pela equipe de Belo Horizonte.

Os números de Corinthians x Atlético Mineiro

São 88 jogos oficias entre Corinthians e Atlético Mineiro na história, com 36 vitórias do Timão, 23 empates e 29 triunfos do time de Minas Gerais. O alvinegro paulista marcou 106 gols e sofreu 98.

Jogando como mandante, o Coringão leva uma vantagem ainda maior: são 20 vitórias, 12 empates e 10 derrotas. Atuando em Minas, o Timão perdeu 19 jogos, empatou 11 e ganhou 16 partidas.

As maiores goleadas do Coringão em cima do rival regional são pelo Brasileirão. Em 1998, no início da campanha do bicampeonato nacional, o Corinthians mostrou que estava forte após um sonoro 5 a 1 no Mineirão na quarta rodada da competição, com show de Marcelinho.

A maior delas você verá mais abaixo, ocorrida em um mata-mata, também como visitante. Jogando em seus domínios, o melhor resultado do Timão contra o Atlético Mineiro é um 3 a 1 pelo Brasileiro de 1995.

Retrospecto recente entre Corinthians e Atlético Mineiro

Nos últimos dez jogos do confronto, o Atlético Mineiro está na frente, com quatro vitórias, contra três do Timão e três empates, dois deles sem gols. São oito duelos pelo Brasileirão e dois pela Copa do Brasil (veja mais abaixo).

O Corinthians não perde em casa para o time de Belo Horizonte desde 2022. No geral, independente do local, a última vitória do Todo Poderoso contra o Atlético Mineiro aconteceu no primeiro turno do Brasileiro de 2023, vitória fora de casa por 1 a 0.

Os mata-matas entre Corinthians e Atlético Mineiro

Se nos últimos encontros o Timão não foi tão bem, no histórico de mata-matas contra o Atlético Mineiro o Coringão sobra. As lembranças são mais que boas contra o clube de Minas, inclusive em decisão de título.

São nove confrontos e apenas uma vez não deu Corinthians. O primeiro encontro foi pelas quartas de final do primeiro título do Brasileiro, em 1990. O Todo Poderoso mostrou sua força ao vencer o jogo de ida por 2 a 1 no Pacaembu, com dois gols de Neto. Na volta, segurou o empate sem gols fora e avançou rumo ao título.

Em 1994, as equipes duelaram pela semifinal do Brasileiro. O Atlético jogou primeiro como mandante, e ganhou de 3 a 2. Na volta, o Corinthians se classificou após vencer por 1 a 0, gol de Branco.  O confronto se repetiu nas oitava da Copa do Brasil de 1997, e o Coringão avançou com vitória em casa e empate em Minas.

Dois anos depois, em 1999, após ser campeão brasileiro pela segunda vez, em cima do Cruzeiro, o Corinthians buscava o bicampeonato contra um forte Atlético Mineiro.  O Timão saiu perdendo na ida, no Mineirão, por 3 a 2. Mas no segundo jogo, no Morumbi, Luizão fez os gols da vitória por 2 a 0 que deu o título. No terceiro jogo da final, o Corinthians segurou empate sem gols em casa e sagrou-se campeão.

Em 2000, Corinthians e Atlético Mineiro se enfrentaram nas quartas da Libertadores, quando o gigante de Itaquera repetiu a dose de sucesso em alguns dos jogos de mata-mata contra o rival: empata fora e ganha casa, com gols de Edílson e Ricardinho.

No Brasileirão de 2002, os dois times disputaram vaga na semifinal, quando ocorreu a maior goleada do duelo. Em pleno Mineirão, o Coringão meteu 6 a 2 no Atlético e encaminhou a classificação, com quatro gols de Deivid e dois de Gil. E ainda ganhou de 2 a 1 na volta em São Paulo.

Os dois times só voltaram a se enfrentar em mata-matas nas quartas da Copa do Brasil de 2014, a única vez em que o Corinthians foi eliminado pelo Atlético Mineiro. Nove anos depois, na mesma competição, o Timão voltou a eliminar o adversário.

Nas oitavas da Copa do Brasil de 2023, após derrota em BH na ida por 2 a 0, o Coringão era dado como desacreditado. Mas devolveu o placar na Neo Química Arena, com Matheus Bidu e Róger Guedes, em um dos gols considerados um dos mais bonitos do Itaquerão. Nos pênaltis, brilhou a estrela de Cássio.

Os jogadores que atuaram no Corinthians e no Atlético Mineiro na história:

Goleiros: Carlos Gallo, Marcial, Ado, Marcelo, Fábio Costa, Bruno

Laterais: Alfinete, Luís Carlos Winck, Cláudio Mineiro, Paulo Roberto, César Prates, Fábio Augusto, Rubens Júnior, Wellington Saci, André Santos, Coelho, Dodô, Fábio Santos, Guilherme Arana e Michel Macedo.

Zagueiros: Murilo, Jorge Luiz, Célio Silva, Marcelo Dijan, Batata, Adílson, Scheidt, Marquinhos, Léo Santos e Jemerson.

Volantes: Marco Antônio Boiadeiro, Moacir, Djair, Amaral, Romeu, Gallo, Rosinei, Carlos Alberto, Elias, Bruno Henrique, Júnior Urso e Fausto Vera.

Meias: Palhinha, Zenon, Souza, Fábio Baiano, Robert, Ricardinho, Morais, Edenílson, Pedrinho, Marlone, Guilherme Gusmão, Giovanni Augusto, Cazares e Otero.

Atacantes: Buião, Dicão, Romeu Cambalhota, Edmar, Vaguinho, Neto, Marques, Alessandro Cambalhota, Renaldo, Guilherme, Luís Mário, Alberto, Rafael Moura, Jô, Clayton, André Balada e Róger Guedes.