Boca Juniors, da Argentina, é o melhor time da América do Sul do Século XXI, de acordo com a IFFHS
Nem mesmo os títulos da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes fizeram com que o Corinthians se tornasse o melhor time da América do Sul do Século XXI, de acordo com os critérios da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Em lista atualizada nesta quinta-feira, a organização mostrou o Boca Juniors na liderança e o Timão em nono.
A IFFHS leva em consideração os campeonatos nacionais e continentais de 2001 a 2012, fazendo com que a equipe argentina, campeã mundial, tricampeã da Libertadores, bi da Copa Sul-Americana, tri da Recopa Sul-Americana e tetra do Campeonato Argentino neste período, seja a primeira colocada, com 234 pontos de vantagem sobre o São Paulo, na vice-liderança.
O tricampeonato do Brasileirão, a conquista da Libertadores e do Mundial e a Sul-Americana de 2012 colocam o Tricolor à frente de Santos e Cruzeiro, que vêm nas terceira e quarta colocações, respectivamente. Fechando os times brasileiros no ?top 10?, o Internacional é o sétimo, com o bi da Libertadores e da Recopa e o Mundial de 2006, deixando os corintianos para trás.
Nas 200 posições da lista da IFFHS, o Paysandu, que fez boa campanha na maior competição da América do Sul em 2003, aparece como o único representante do Norte, na 142ª colocação.
Abaixo, veja o ranking dos melhores times sul-americanos do Século XXI, elaborado pela IFFHS.