Juan Román Riquelme não joga desde a final da Libertadores de 2012, em julho. Tirou seis meses de ‘descanso’ do Boca Juniors por problemas com o técnico, mas a volta de Carlos Bianchi ao comando dos xeneizes quase o fez retornar. Quase. O meio-campista confirmou que não jogará no Boca em 2013 e segue alimentando o sonho do Palmeiras, que lhe fez uma proposta polpuda de R$ 400 mil/mês.
O meia chileno começou a nova temporada do Napoli no banco, mas foi bem na primeira oportunidade como titular: jogando contra o AIK, da Suécia, fez três gols e impressionou Walter Mazzarri, que aumentou os minutos de jogo de Eduardo Vargas no Calcio, mas os gols não vieram. Ele entrou como titular somente em jogos da Europa League e somou 579 minutos jogados no segundo semestre de 2012, com três gols solitários. Agora, depois do Grêmio desistir de sua contratação, está próximo do São Paulo.
CARLOS EDUARDO
Convivendo com lesões e longe da seleção brasileira, Carlos Eduardo se tornou desejo dos clubes do país. Revelado pelo Grêmio, o meia-atacante custou 20 milhões de euros ao Rubin Kazan (estava no Hoffenheim), mas atuou em apenas cinco partidas desde setembro de 2012. Agora, ele pretende renovar com o time russo até 2016 e ficar pelo menos um ano no Brasil por empréstimo. Flamengo, Internacional e Santos são os interessados.
CRIS
O veterano zagueiro Cris deixou o Lyon, onde era ídolo, para ir ao Galatasaray por 1,250 milhão de euros. Apesar de ter sido titular em 13 partidas desta temporada, perdeu espaço no final de 2012 e queria retornar ao Brasil. Assim, rescindiu com o time turco e acertou rapidamente com o Grêmio para trabalhar outra vez com o técnico Vanderlei Luxemburgo, seu ‘professor’ em Corinthians e Cruzeiro.
DIEGO LUGANO
Diego Lugano não joga desde o primeiro semestre de 2012 pelo Paris Saint-Germain. Sem espaço depois das contratações de Alex e Thiago Silva, o uruguaio esteve na mira de São Paulo e Grêmio, mas o primeiro acabou fechando com Lúcio e o segundo considerou o salário do jogador inviável.
EDNO
Edno deixou o Brasil em 2012 para se aventurar no futebol mexicano. Mas no Tigres permaneceu bem mais na reserva do que em campo (oito jogos, três como titular) e planeja voltar ao país. O Palmeiras esteve perto de sua contratação, mas a torcida alviverde a reprovou devido ao seu passado corintiano. Além disso, o Bahia descartou ter o atacante por causa dos altos valores envolvidos.
ELIAS
Quando deixou o país no início de 2011, o volante – então no Corinthians – criou grande expectativa ao chegar no Atlético de Madri, mas teve altos e baixos da Espanha. Depois, teve uma passagem discreta no Sporting (o jornal ?A Bola? escreveu que Elias esteve ‘longe das boas exibições), perdeu espaço na seleção e acabou sendo emprestado ao Flamengo por um ano.
NENÊ
Lavezzi, Ibrahimovic, Menéz, Pastore… Com tantas contratações, Nenê perdeu espaço no Paris Saint-Germain mesmo sendo artilheiro da equipe no Campeonato Francês 2011-2012. Com isso, sua volta ao Brasil foi muito especulada, com Corinthians e Santos entre os interessados. Porém, ao que parece, o meia-atacante adiará sua volta ao país e vai para o futebol do Oriente Médio.
RENATO AUGUSTO
Renato Augusto passou quatro anos na Alemanha, onde teve um início promissor no Bayer Leverkusen. No entanto, lesões atrapalharam sua sequência, e foi titular em apenas quatro partidas no segundo semestre de 2012. Agora, retorna ao Brasil pelo Corinthians, que pagou R$ 10,8 milhões por 50% dos direitos federativos do meia.
ROSINEI
Em crise financeira, o América resolveu limpar o elenco para 2013 e dispensou vários jogadores, entre eles o meia Rosinei, que estava no time mexicano há quatro anos. No último Apertura, jogou apenas nove partidas, uma como titular, e ficou livre para assinar com outro clube. O Atlético-MG é sua nova casa para esta temporada.
WILLIANS
ZÉ LOVE
Zé Love esteve muito perto de ser do Milan, mas acabou deixando o Genoa para assinar com o Siena. Anotou apenas dois gols em nove partidas e não joga desde novembro. Agora, o Vasco está negociando sua transferência por empréstimo e espera pela resposta até o fim desta semana.