O Corinthians colheu informações com a seleção brasileira e com o Milan sobre Alexandre Pato, vítima de 16 diferentes lesões musculares nos últimos dois anos, antes de contratar o atacante do time italiano por cerca de R$ 40 milhões, mas os estudos sobre o estado físico do atacante começarão a ser feitos pra valer a partir de agora.
Bruno Mazziotti, ex-fisioterapeuta de Ronaldo e atualmente funcionário do Corinthians, promete se debruçar sobre os exames médicos que serão feitos nas próximas semanas para entender porquê Pato tem passado tanto tempos distante dos gramados.
O fisioterapeuta trabalhou com Pato em 2007, quando o jovem atacante havia acabado de chegar no Milan do Internacional e Ronaldo estava na equipe italiana. Ele garante que o atleta não tem nenhum problema crônico e que será possível recuperá-lo, no entanto, não entra em polêmica sobre os métodos usados pelo departamento médico do Milan – um dos motivos de Pato voltar ao Brasil seria sua insatisfação com o tratamento recebido na Itália.
“A ideia não é provar que o que estava ocorrendo com ele era errado. São diversas nuances que podem determinar essas lesões musculares. A forma de se trabalhar no Brasil é uma, o resto da Europa tem outro nível de trabalho, outra abordagem. Nossa medicina é muito avançada. Nossa abordagem é um pouco mais ampla. Se houver necessidade de trabalhar oito dez horas por dia trabalhando é essa a abordagem.”
“Na Europa a abordagem é única em um período, o nível de trabalho é um pouco menor em nível de volume em função de características culturais climatológicas. Mas não vamos fazer nada diferente do que é feito com outros jogadores do Corinthians. Vamos nos debruçar um pouco mais sobre esse caso. A ideia não é identificar apenas as causas, é resolver e identificar para lá na frente trabalhar com a prevenção, que é o grande enfoque do futebol brasileiro.”
Renato Augusto
Mazziotti também se mostra confiante com o meio campista Renato Augusto, outro jogador contratado pelo Corinthians para esta temporada que teve problemas de lesão recentemente – operou o joelho direito em 2011.
“As informações que vêm da Alemanha são de que o Renato é um jogador que gosta muito de treinar, faz seus trabalhos à parte. Isso é importante para se reabilitar. Ocorreram algumas lesões no joelho que já foram reestabelecidas. Por conta do que houve teve problemas musculares, o que é normal.”
Fonte: https://espn.estadao.com.br