Clocoaldo, à esquerda, treina na Bolívia pelo Usac
Crédito da imagem: Sergio Marcelo Pereira / Divulgação
O atacante Clodoaldo Paulino de Lima, apelidado pela torcida do Criciúma de ‘Clodoeto’o’, tem um novo desafio para 2013. O atleta, que fez parte do elenco do Corinthians em 2007, vai disputar o Campeonato Gaúcho pelo Cruzeiro-RS.
Após excursionar com o União Suzano (Usac) pela Bolívia, para uma série de amistosos em dezembro, onde fez seis gols em sete jogos, o atacante de 34 anos vivia a expectativa de voltar a disputar um campeonato de primeira divisão.
O jogador chegou a receber propostas de clubes da Bolívia e do Rio de Janeiro, mas optou pela equipe gaúcha.
– Espero voltar para o cenário nacional. Fazer um bom estadual para poder voltar forte. Não posso errar, tenho que pensar em jogar bem em 2013.
Clodoeto’o no Corinthians
Clodoaldo fez parte de um dos momentos mais importantes e difíceis do Corinthians. Era centroavante do time quando o Timão foi rebaixado para Série B no Brasileiro. Ele ainda fez o gol do empate no fatídico 1 a 1 contra o Grêmio, no Olímpico, na última rodada, em 2 de dezembro de 2007, que culminou com o rebaixamento. Clodoaldo classifica esses momentos como os mais difíceis da sua carreira.
– Eu fiz o gol mas o time foi rebaixado. Nenhum jogador quer passar por isso. Não era um time para ser rebaixado, mas nós empatamos nove jogos seguidos naquele campeonato.
Para o jogador, o rebaixamento revolucionou o clube e os resultados de 2012 demonstram isso.
– Foi importante para o Corinthians cair naquele momento. Se não caísse poderia estar na mesma. O rebaixamento fez com que pessoas que estavam dirigindo o clube corrigissem muitas coisas erradas. Faltava estrutura em todos os sentidos.
Após conquistar títulos pelo Remo e Criciúma, Clodoaldo chegou ao Corinthians com o apelido Clodoeto’o ou Eto’o catarinense, em alusão ao atacante camaronês, Eto’o, que brilhou no Barcelona na época de Ronaldinho Gaúcho e Deco. Mas não apenas de espinhos viveu Clodoaldo no Timão.
– Todo mundo sabe da grandeza do Corinthians, o atleta muda muito, a sua vida muda, e comigo não foi diferente. Já passei por outros clubes, mas não sou lembrado como Clodoaldo ex-Figueirense, ex-Náutico, sou lembrado como ex-Corinthians.
Pós-Corinthians
Depois da queda com o Corinthians, em 2008 o jogador foi emprestado para o Pohang Steelers, da Coreia do Sul. Entre 2008 e 2009, ainda passou por Náutico, Santo André, Figueirense e Estoril, de Portugal.
Revelado em 1999 pelo Clube Atlético Guaçuano, de Mogi Guaçu-SP, nos últimos dois anos jogou pelo Araguaiana-TO, Americana-SP, Uberaba-MG e Metropolitano-SC, além da passagem pelo União Suzano no final de 2012.