Cetesb multa o Corinthians por clube ter deixado de plantar 3.200 árvores em Itaquera |
Vinícius Segalla
Do UOL, em São Paulo
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) multou o Corinthians em R$ 35.771 pelo não cumprimento de um TCRA (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental) assinado pelo clube comprometendo-se a plantar 3.200 mudas de árvores de espécie nativa como forma de compensação ambiental pela corte de 31 árvores, ocorrido em 2003, no terreno em que hoje está sendo construído a Arena Corinthians.
A notificação da multa foi publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, e o Corinthians ainda pode recorrer. A Cetesb impôs, além da multa, a exigência de apresentação de um plano para a execução do TCRA, dizendo quando, onde e como os responsáveis pretendem fazer o plantio das mudas.
Isso porque, de acordo com a companhia estatal, o termo assinado pelo clube exigia que as árvores fossem plantadas na região de Itaquera, mas o Corinthians teria justificado o descumprimento alegando não haver espaço no bairro para o plantio das mudas. O UOL Esporte tentou entrar em contato com o clube neste domingo, mas não teve sucesso até a publicação desta reportagem.
A conclusão da arena do Corinthians ocorrerá somente após a Copa do Mundo de 2014. De acordo com Antonio Gavioli, diretor de contrato da Odebrecht, construtora responsável pela obra do estádio, 92% da Arena Corinthians estará pronto até dezembro de 2013, data prevista para a inauguração.
Os 8% restantes das obras serão realizadas após o término do Mundial. Segundo o diretor, isso será necessário por causa de adaptações temporárias nas instalações solicitadas pela Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado) para que o estádio receba a Copa de 2014. Após o evento, haverá obras para formatação final.
Foto: UOL