Olivetto: Democracia Corintiana foi a primeira ação de marketing do futebol

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
 photo socrates_veste_camisa_as_vesperas_de_eleicao_luta_pela_redemocratizacao_do_pais_ce36_zps8f58bc42.jpg
Sócrates veste camisa às vésperas 
de eleição: luta pela 
redemocratização do país
Crédito: Ag Estado

O tão propagado e enaltecido trabalho de marketing feito hoje pelo Corinthians tem uma história especial e antiga. E ele começou de uma forma diferente, não para buscar resultados financeiros, mas para propagar uma ideologia. De 1982 a 84, foi instalada no Parque São Jorge a conhecida ‘Democracia Corintiana’. O termo foi criado pelo publicitário Washington Olivetto, que relembrou a ação no ‘Arena SporTV’.

– Fui convidado para aquela que seria a primeira experiência de marketing em um clube de futebol. Evidentemente que os os grandes autores da Democracia Corintiana foram os jogadores, eles que estabeleceram a atitude. Coloquei o rótulo para dar visibilidade – explica Olivetto, ressaltando o alcance que aquele movimento teve e que repercute até hoje.

– Se a gente for bastante honesto, vamos lembrar que esse time (do Corinthians) era muito bom, mas que existia outra equipe naquela época que era melhor, a do Flamengo. No entanto, o que virou história foi a Democracia Corintiana, porque não era só futebol. Era o futebol atrelado à luta pela redemocratização do país.

O movimento no clube paulista era encabeçado por jogadores politizados, como Sócrates, Casagrande, Zenon e Wladimir. Nele, tudo era decidido de forma democrática, através de votos, como contratações, demissões, escalação, entre outras medidas. E todos tinham o mesmo peso na hora do voto, do presidente aos funcionários.

– Dificilmente isso se repetirá. Estou impressionado com o número de coisas que estão sendo feitas neste momento sobre a Democracia Corintiana no mundo. Já fui entrevistado por dois franceses que estiveram no Brasil, um deles o famoso Daniel Cohn-Bendit (político que se destacou nas manifestações estudantis em maio de 68). Recebi também um jornalista sueco. Tem ainda um filme narrado pelo Eric Cantona (ex-jogador francês) a respeito de jogadores favoravelmente controversos, em que o Sócrates é um grande destaque – ressalta Washington Olivetto.

O Corinthians foi ainda um dos primeiros clubes a ter patrocínios estampados em sua camisa, viabilizados por Olivetto. Mas na Democracia Corintiana, a ideologia marcava presença com recados aos torcedores.

– Pedi que pusessem na camisa ‘Dia 15 vote’, numa eleição para deputados. Era uma forma de valorizar a camisa também .

Mas, como tudo no futebol, nada sobrevive caso uma série de resultados ruins aconteça em campo. Na época, o Alvinegro foi bicampeão paulista (82 e 83).

– No futebol, muita coisa espetacular que se faz, com três derrotas morre – lamenta o publicitário.

Fonte: Globo Esporte