![]() |
Sócrates veste camisa às vésperas de eleição: luta pela redemocratização do país Crédito: Ag Estado |
O tão propagado e enaltecido trabalho de marketing feito hoje pelo Corinthians tem uma história especial e antiga. E ele começou de uma forma diferente, não para buscar resultados financeiros, mas para propagar uma ideologia. De 1982 a 84, foi instalada no Parque São Jorge a conhecida ‘Democracia Corintiana’. O termo foi criado pelo publicitário Washington Olivetto, que relembrou a ação no ‘Arena SporTV’.
– Fui convidado para aquela que seria a primeira experiência de marketing em um clube de futebol. Evidentemente que os os grandes autores da Democracia Corintiana foram os jogadores, eles que estabeleceram a atitude. Coloquei o rótulo para dar visibilidade – explica Olivetto, ressaltando o alcance que aquele movimento teve e que repercute até hoje.
– Se a gente for bastante honesto, vamos lembrar que esse time (do Corinthians) era muito bom, mas que existia outra equipe naquela época que era melhor, a do Flamengo. No entanto, o que virou história foi a Democracia Corintiana, porque não era só futebol. Era o futebol atrelado à luta pela redemocratização do país.
O movimento no clube paulista era encabeçado por jogadores politizados, como Sócrates, Casagrande, Zenon e Wladimir. Nele, tudo era decidido de forma democrática, através de votos, como contratações, demissões, escalação, entre outras medidas. E todos tinham o mesmo peso na hora do voto, do presidente aos funcionários.
O Corinthians foi ainda um dos primeiros clubes a ter patrocínios estampados em sua camisa, viabilizados por Olivetto. Mas na Democracia Corintiana, a ideologia marcava presença com recados aos torcedores.
– Pedi que pusessem na camisa ‘Dia 15 vote’, numa eleição para deputados. Era uma forma de valorizar a camisa também .
Mas, como tudo no futebol, nada sobrevive caso uma série de resultados ruins aconteça em campo. Na época, o Alvinegro foi bicampeão paulista (82 e 83).
– No futebol, muita coisa espetacular que se faz, com três derrotas morre – lamenta o publicitário.
Fonte: Globo Esporte