Por novo regulamento, Timão pode ser até excluído da Libertadores

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

O trágico incidente em Oruro na noite desta quarta-feira, que acabou matando um torcedor boliviano de apenas 14 anos durante o empate entre San José e Corinthians, por 1 a 1, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo 5 da Taça Libertadores da América, pode complicar também a vida dos clubes na competição.

De acordo com nova regulamentação da Conmebol, o Corinthians pode ser até excluído do torneio caso seja comprovado o envolvimento de seus torcedores na confusão no estádio Jesús Bermudez. De acordo com a polícia local, o sinalizador que matou o garoto teria partido da área destinada aos corintianos.

 photo torcidacorinthians_danielaugustojrjpg_95_zps9ff4fd9d.jpg
Torcida do Corinthians no estádio em Oruro (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Entre as principais mudanças para 2013, que passou a adotar a suspensão por acúmulo de cartões amarelos, por exemplo, chama a atenção o artigo 18, elaborado para casos em que associações e clubes possam ser punidos por comportamento inadequado da torcida. 

Segundo o Código Disciplinar, uma das punições previstas para tais acontecimentos é exclusão da competição (presente ou de edições futuras), proibição de jogar em um estádio ou no país, perda de pontos, entre outras penas. (veja mais detalhes no quadro abaixo)

   photo info_regulamento-conmebol3_zps0d63a255.jpg

A Conmebol não se pronunciou qual procedimento irá adotar em relação aos clubes, mas confirmou e lamentou a morte do jovem boliviano através de seu Twitter oficial. O código de disciplina da entidade máxima do futebol sul-americano passou a ter validade nas partidas da primeira fase da Taça Libertadores da América desta temporada. 

O Tribunal de Disciplina e a Câmara de Apelações entraram em vigor no fim de janeiro deste ano e trabalham como uma espécie de STJD do futebol continental. Neste órgão, porém, não existe uma procuradoria e cabe aos clubes que se sentirem lesados entrar com um comunicado oficial pedindo um julgamento.

Fonte: Globo Esporte