No futebol, por mais que o departamento de marketing seja criativo, engaje e incentive torcedores a consumir produtos oficiais, os resultados dentro de campo são – e sempre serão? – o modo mais eficaz de alavancar as finanças. E um dos modos mais claros para perceber o porquê está nas vendas de lojas.
O ano de 2012 foi um dos mais vitoriosos da história do Corinthians, com a Copa Libertadores conquistada em junho e o Mundial de Clubes, em dezembro.
Na variação mês a mês das vendas da loja que o clube tem em sua sede, o Parque São Jorge, em São Paulo, é bastante claro o impacto de ambos os títulos no faturamento. Os números foram obtidos pelo NEGÓCIOS FC com exclusividade.
Durante todo o ano, a loja do Parque São Jorge gerou uma receita bruta de R$ 8,1 milhões. Deste valor, o clube embolsa de fato apenas uma porcentagem, em torno de 10%.
O mês mais lucrativo de todos foi dezembro, quando o faturamento chegou a R$ 1,9 milhão. O recorde de vendas no ano se justifica pelo título no Mundial combinado a fatores do mercado. Dezembro é o mês do Natal e do 13º salário, quando o varejo naturalmente aquece bastante.
O segundo mês mais lucrativo foi julho. Lembremos: o Corinthians venceu o Boca Juniors na decisão da Libertadores na noite do dia 4 de julho. Como resultado, a receita com a venda de produtos passou de R$ 1,5 milhão.
Também é curioso notar que as vendas tiveram uma evolução clara em maio e junho, quando o Corinthians avançava para as fases mais decisivas da Libertadores. Foram R$ 272 mil em abril, R$ 408 mil em maio e R$ 732 mil em junho.
Mas o faturamento só estourou, de fato, depois de conquistado o título.