TITE BRINCA SOBRE PRESENÇA DO TOLIMA NA LIBERTADORES: “TREMI UM POUCO”

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
 photo emerson_sheik_e_tite_em_entrevista_coletiva_nesta_sexta_p79u_zpsf74b9a0d.jpg
Tite brinca ao comentar derrota para o Tolima
Crédito: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

O Corinthians é atual campeão da Taça Libertadores da América e do Mundial de Clubes, mas alguns episódios vividos na competição continental ainda incomodam a torcida. A eliminação na na primeira fase da competição em 2011, para o até então desconhecido Deportes Tolima, da Colômbia, é um deles. Bem humorado, o técnico Tite brincou sobre o fato de o antigo algoz ter se classificado à etapa de grupos neste ano.

A equipe colombiana assegurou vaga no Grupo 6 ao empatar por 1 a 1 com o Universidad César Vallejo, do Peru (havia vencido na ida por 1 a 0). Agora, a equipe enfrentará Cerro Porteño (Paraguai), Real Garcilaso (Peru) e o Independiente de Santa Fé (Colômbia). Comandante do Corinthians na eliminação de 2011, Tite confessou o ‘temor’ em encarar os colombianos.

– Eu vi um pouco do Tolima ontem (quinta-feira), até tremi um pouco. Vocês (jornalistas) riem? Agora eu dou risada também, mas daquela vez o bicho pegou – afirmou, entre gargalhadas.

A queda naquela Libertadores foi um dos piores momentos do técnico no Corinthians. Houve protesto de torcedores no CT Joaquim Grava, com muros pichados, carros de depredados. A cabeça de Tite foi posta à prêmio, mas o então presidente do clube, Andrés Sanches, o segurou no cargo.

Tite usou o exemplo do Tolima para argumentar as dificuldades encontradas na Taça Libertadores, onde cada equipe tem uma peculiaridade que pode se tornar problema para os adversários: altitude, estádios acanhados, catimba. Para o treinador, o segredo para ter sucesso na competição continental é saber ignorar ao máximo os fatores extra-campo.

– A Libertadores tem características muito fortes. Cada time tem um jeito, que pode dificultar de diversas maneiras. Um argentino certa vez veio elogiar o nível de concentração emocional da nossa equipe, que foi marcante. Time brasileiro não sabia lidar com esses problemas, por isso a preparação é tão importante – analisou.

A estreia do Corinthians na competição está marcada para o dia 20 de fevereiro, contra o San José, em Oruro, na Bolívia. Os outros dois rivais alvinegros no Grupo 5 serão o Millonarios, da Colômbia, e o estreante Tijuana, do México. Será a 11ª participação do Timão no torneio.

Fonte: Globo Esporte