TITE REVELA QUE ORDENOU “CANETA” EM ZAGUEIRO DO CHELSEA NA FINAL DO MUNDIAL: “PARA DAR CONFIANÇA”

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

 photo danilo_esta_confirmado_para_a_partida_diante_do_oeste_neste_domingo_2lzk_zpscc65cd6d.jpg
Danilo meteu uma caneta no 
Ivanovic a pedido do Tite
Crédito: Marcos Ribolli

Depois da conquista do Mundial, o Corinthians foi só festa e o técnico Tite se consagrou de vez como um dos grandes ídolos do clube, mas a caminhada para o título, como o próprio treinador admite, não foi fácil. O comandante admite que a lembrança da “zebra” Mazembe em 2010 pesou bastante na preparação do time e revelou que, para quebrar de vez aquele ?complexo de vira-lata? durante o campeonato mais importante que a equipe estava para disputar, fez um pedido especial aos jogadores.

Uma caneta no maior marcador do Chelsea. Foi essa a primeira orientação de Tite aos corintianos que iriam a campo podendo voltar para casa com a maior conquista de suas vidas. Quando ainda faltava um dia para a grande final, o treinador sentiu o clima pesado no vestiário, os jogadores não acreditando muito que poderiam ganhar do ‘poderoso’ Chelsea e, por isso, adotou uma tática em sua palestra motivacional que acabou dando muito certo.

‘No dia seguinte ao jogo do Chelsea, eu fui para a palestra e eu fui para o viés de compreender a pressão que os atletas sentiam, porque eu sentia essa pressão também. Era a possibilidade que lutei pela vida toda que é chegar em uma final de Mundial’, relatou o comandante, em entrevista à TV Bandeirantes.

‘Aí eu perguntei a eles: qual é o maior marcador deles? Eles responderam: Ivanovic. Então, na primeira oportunidade que vocês tiverem, quero que vocês caiam para dentro e deem uma caneta no cara! Uma caneta no maior marcador deles. Porque isso era importante para criar coragem, adquirir confiança’, revelou o treinador.

E a caneta em Ivanovic realmente veio. Só que não foi do jeito que o técnico imaginava e, de início, causou até um susto em Tite. Isso porque Danilo, o autor do lance, optou por fazer o drible quando estava no campo defensivo do Corinthians, em vez de aproveitar uma oportunidade no campo ofensivo – uma ousadia que poderia ter custado caro.

‘Era dar a caneta, mas no campo ofensivo, não no defensivo. E aí o Danilo foi lá e falou: ah professor, mas ele estava com a perna aberta, aí eu dei’, contou Tite, rindo.

Foi assim que, segundo o treinador, o Corinthians começou a ganhar confiança para acreditar que a vitória sobre o Chelsea era possível. Como relatou o zagueiro Paulo André à revista ESPN, essa coragem tomou conta dos jogadores, que desceram para o intervalo com a certeza de que a conquista do título era possível e estava mais perto do que eles imaginavam.

‘E assim foi, de boca em boca, que a confiança explodiu em nossos corações. Após o jogo, eu cheguei à conclusão de que, enquanto chegávamos ao vestiário pensando: ?Caramba, dá pra ganhar?, o Chelsea foi para o intervalo pensando: ?Caramba, dá pra perder?. E o que se viu no segundo tempo foi exatamente isso’, escreveu o defensor corintiano.

Tite também reiterou que a derrota para o time reserva do São Paulo por 3 a 1 na última rodada do Campeonato Brasileiro foi essencial para que o Corinthians chegasse mais preparado para encarar o Mundial no Japão. Ainda assim, o comandante admitiu que o resultado foi dolorido e que a derrota teria sido mais ?bem-vinda? se tivesse sido contra outro adversário.

‘Eu não queria que [a derrota] fosse o último jogo, nem contra o São Paulo, nem contra o time reserva. Aí ficamos com os jogadores putos, mas é o preço que temos que pagar para corrigir os problemas. Aquela preparação dos últimos seis jogos foi muito importante’, explicou.

problemas. Aquela preparação dos últimos seis jogos foi muito importante’, explicou.

Fonte: ESPN