Corintianos presos na Bolívia vão para “solitária” por usar celular, diz jornal

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

Seis dos 12 torcedores do Corinthians presos em Oruro, na Bolívia, passaram alguns dias em uma “solitária” da penitenciária San Pedro, onde estão detidos por envolvimento na morte de Kevin Beltrán Espada, durante o jogo entre o Timão e o San Jose, pela Taça Libertadores da América. O uso de celulares pelos brasileiros teria sido a causa da punição, segundo informações do jornal O Estado de São Paulo.

Os detentos ficaram alguns dias, desde o último sábado (2), em uma cela de 1m por 2m, sem banheiro ou qualquer iluminação, chamada de “calabouço” pela própria embaixada do Brasil em La Paz. O ministro conselheiro Eduardo Saboia viajou às pressas para tratar do assunto. Nesta terça-feira (5) os seis corintianos voltaram para suas celas, onde estavam os outros brasileiros.

Uma audiência preliminar para tratar do pedido de prisão domiciliar aos corintianos está marcada para esta quinta-feira (7). Uma casa já foi alugada pelos brasileiros, que se comprometem a não fugir do país, caso tenham o pedido atendido pelas autoridades bolivianas.

No mesmo dia em que os brasileiros foram punidos na prisão, o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, solicitou “garantia do direito de defesa” aos corintianos, em conversa com o presidente da Bolívia, Evo Morales. O líder boliviano disse que o pedido do governo brasileiro seria levado em consideração, mas defendeu também as instituições da Justiça local.

Fonte: R7