![]() |
Atletas do São Paulo rezando pra serem chamados pelo Corinthians | Crédito: Divulgação |
Além de integrar o boicote já programado contra o São Paulo por conta dos casos de aliciamento nas categorias de base, o Corinthians, também um dos clubes que alega ter tido um jogador “roubado” pelo rival, decidiu agir e responder a atitude “antiética” do Tricolor na mesma moeda. O time alvinegro, que assinou o “acordo de cavaleiros” com todos os clubes da base sobre as transferências de jogadores menores de 16 anos, já avisou: em negociações com jogadores são-paulinos fará a mesma coisa que o próprio time do Morumbi tem feito com os outros clubes.
O São Paulo é acusado de aliciar jogadores nas categorias de base fazendo propostas diretamente para os pais dos atletas em vez de conversar com os clubes onde eles foram formados para selar a negociação. Um dos clubes “lesados” pela atitude considerada antiética do clube tricolor, o Corinthians decidiu que irá fazer a mesma coisa com o rival, caso se interesse por um jogador de Cotia.
‘Existe um acordo [entre os clubes] que não foi cumprido pelo São Paulo. Mas o Corinthians não vai ficar chorando, não. Quando o Corinthians está interessado em jogadores de outros clubes, ele vai para o clube conversar, mas com o São Paulo, eu vou direto no pai do atleta’, disse o diretor de futebol da base do Corinthians, Fernando Alba, em entrevista ao ESPN.com.br.
O acordo ao qual Alba se referiu foi selado em uma reunião organizada pela CBF em que todos os clubes concordaram que, toda vez que algum deles estivesse interessado em um jogador menor de 16 anos de outro time, procuraria a diretoria desse time para selar uma negociação. Isso porque atletas dessa idade não podem assinar um contrato formal de trabalho com uma equipe e, assim, legalmente, acabam não tendo vínculo com o clube que os formou – ficando, assim, “livres” para deixarem os mesmos clubes quando quiserem.
Sem cumprir o tal “acordo de cavaleiros”, o São Paulo tem sofrido acusações por parte de diversos times a respeito do aliciamento de jogadores menores de 16 anos. O Corinthians, inclusive, teve um de seus atletas que foi “seduzido” pelo Tricolor no início do ano e, por isso, já promete dar o troco caso, no futuro, se interesse por um atleta rival.
‘Aconteceu no começo do ano, com um jogador nosso. Ele recebeu a proposta, pediu para ir e o Corinthians não teve o que fazer, até podíamos ter oferecido mais, mas achamos que não era a situação. Só que agora não temos mais obrigação nenhuma de ter um relacionamento ético com eles, não temos nenhum compromisso em relação a ética com o São Paulo. Com os outros clubes sim, mas com eles não’, reiterou o diretor.
Perguntado se já havia efetivamente dado a resposta ao São Paulo tentando contratar um jogador da base tricolor falando diretamente com os pais dele, Fernando Alba indicou que não e aproveitou para provocar o rival.
‘Me liga pai de atleta do São Paulo todo dia querendo sair de lá para vir para cá. Eles veem que o São Paulo está contratando jogadores e pagando mais e querem a mesma coisa. Mas para vir para cá tem que ter qualidade e lá não tem tanta coisa que presta.’
Falando sobre o caso de Lucas, que passou pelo Corinthians na infância, mas foi para o São Paulo quando tinha 13 anos e estourou na equipe tricolor até ser negociado com o Paris Saint-Germain, Fernando Alba não soube precisar se o meia também havia sido aliciado. Ainda assim, ele voltou a alfinetar o São Paulo.
‘O Lucas é uma coisa mais antiga, não sei precisar. Quem estava no clube antes diz que sim, que houve uma proposta financeira e o Lucas preferiu ir. Mas, olha, ele saiu por dinheiro. Por dinheiro. O pai dele procurou e falou “Vou ganhar dinheiro”. Não é porque lá tem escolinha, porque está pintado o muro…’
Para finalizar, Alba confirmou que o Corinthians participará do boicote que está sendo orquestrado contra o São Paulo na Copa 2 de julho, que acontece na Bahia agora no meio do ano. O diretor também avisou que o clube está estudando a possibilidade de não disputar mais nenhuma competição que o Tricolor também estiver jogando.
Fonte: ESPN