Emerson de olho no título estadual há muito tempo (Foto: Tom Dib/LANCE!Press) |
O Corinthians está nas oitavas de final da Libertadores e enfrentará o Boca Juniors, em reedição da final do ano passado. Foco principal no CT Joaquim Grava? Para o atacante Emerson Sheik, não!
Se os demais jogadores começaram a se empolgar com o Paulistão só às vésperas de enfrentar a Ponte Preta nas quartas de final, para o camisa 11 do Timão conquistar o Estadual é objetivo pessoal há algum tempo. Mais precisamente em dezembro do ano passado, no Japão.
Na véspera da decisão contra o Chelsea em Yokohama, em meio à repercussão de um Mundial de Clubes, o atacante surpreendeu a todos ao citar o Estadual como uma das missões com a camisa do Timão. E olha que, naquele momento, ele já tinha levantado as taças de campeão brasileiro e da Libertadores, de forma invicta.
– Se eu for campeão, se por ventura isso acontecer, eu quero um título do Paulista, que eu não tenho. Já tive um Paulista em 1998 com o São Paulo, mas eu não joguei. Eu quero um Paulista, uma Copa do Brasil, seria legal. Tenho Carioca, Brasileiro, Libertadores… Um Paulista atuando seria legal – afirmou o atacante, sem demonstrar ironia diante de um cenário infinitamente mais importante.
Apesar de já ter conquistado o Estadual do Rio de Janeiro, Emerson nunca foi campeão paulista. Como ele citou acima, quando era jovem e vestia a camisa do rival São Paulo, não teve chance na campanha do título conquistado pelo time de Raí contra o próprio Timão.
Já no último do Corinthians, em 2009, com Ronaldo e sua turma, o atacante defendia o Flamengo.
APAIXONADO PELA MACACA
O duelo contra a Ponte, neste domingo, em Campinas, será especial para o camisa 11 do Corinthians. Não, Sheik nunca atuou no time do interior nem fez gol importante diante do próximo rival. Mas, para alguém que tem uma macaca de estimação, enfrentar um clube que tem o mesmo animal como mascote, sem dúvida, é diferente…
Cuta, como é chamada, vive com Emerson em sua casa no Alphaville. O jogador chegou a levá-la no CT há cerca de um ano. Da macaca campineira, Emerson não terá carinho!
QUEM É A MACACA…
Nome: Cuta (“Preta” em hebraico)
Espécie: macaco-prego (Sapajus)
Idade: cerca de 2 anos e 4 meses
Do que se alimenta: quase todos tipos de frutas
Dia a dia: a macaca vive na casa de Emerson, na região de Alphaville, em Barueri, Grande São Paulo. Lá ela tem uma gaiola grande, autorizada pelo Ibama, mas anda pela casa com a presença de pessoas da família.
QUEM É A MACACA…
Nome: Associação Atlética Ponte Preta
Fundação: 11/8/1900, em Campinas (SP)
Macaca por quê? Com o crescimento do futebol no Brasil, os torcedores da Ponte Preta passaram a acompanhar o clube em cidades do interior de São Paulo. Historiadores dizem que os ponte-pretanos tinham características incomuns para a época, eram “festeiros e faziam barulho demais”. Por ser formado na maioria por classe operária e por alguns negros, a torcida passou a ser hostilizada e sofrer preconceito racial, com termos como “macacos”. Anos depois, a torcida e o clube assumiram a Macaca como mascote.
OUTROS TÍTULOS ESTADUAIS DOS CORINTIANOS
Além dos que conquistaram título estadual pelo Corinthians, outros atletas já deram a volta olímpica pelo Brasil à fora. Alessandro é um dos mais vitoriosos, com três Cariocas pelo Flamengo (1999/2000/2001), um Gaúcho pelo Grêmio (2006) e um Paulista pelo Santos (2007). Danilo foi tetra goiano pelo Goiás (1999/2000/2001 e 2003) e paulista pelo São Paulo (2005). Assim como Jorge Henrique, campeão pernambucano pelo Náutico (2001/2002 e 2004); paranaense pelo Atlético-PR (2005), cearense pelo Ceará (2006), além do Paulista pelo Timão.
Fábio Santos também beliscou título estadual pelo rival do Morumbi, além de outro pelo Grêmio, em 2010. Já Chicão, pelo Figueirense, sagrou-se campeão em 2006. Gil ganhou o Mineiro-2011. Ralf, por sua vez, ganhou o Maranhense de 2005. Já Renato Augusto, é bi pelo Fla (2007 e 2008). Na Gávea, Sheik também levantou, em 2009.
CAMPEÕES PAULISTAS PELO CORINTHIANS
Julio Cesar
No título de 2009, era o reserva de Felipe e nem sequer jogou uma partida na competição.
Alessandro
Lateral já havia sido campeão estadual pelo Santos, rival que bateu na decisão de 2009.
Chicão
Formava desde 2008 a dupla de zaga com William. Fez gol na final contra o Santos, na Vila.
Douglas
Maestro também estava no Timão desde 2008. Era titular do meio de campo alvinegro.
Jorge Henrique
Chegou em 2009 e se garantiu no mata-mata ao lado de Dentinho e Ronaldo no ataque.
Danilo Fernandes
Estava no elenco, mas era o quarto goleiro, atrás de Rafael Santos.
Fonte: Lancenet