Gol Guerrero é o artilheiro do Timão em 2013 (Foto: Eduardo Viana/LANCE!Press) |
O Corinthians aposta que Guerrero pode ser o camisa 9 que Tite não tem. A frase, claro, não é de hoje. Foi em julho de 2011, durante a Copa América na Argentina, onde o clube começou a olhar com atenção o atacante que um ano e seis meses depois seria o herói do título do Mundial ?’ e, nesta quarta-feira, é a esperança de gols diante do Boca Juniors, em Buenos Aires, pelas oitavas da Libertadores.
Na época, o auxiliar de Tite, Fábio Carille, integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira de Mano Menezes na Copa América de 2011. E voltou impressionado com o peruano, que foi o artilheiro da competição, com cinco gols, passando pelas cidades de San Juan, Mendoza, Córdoba e La Plata.
Comissão técnica e diretoria ‘guardaram’ a informação. No intervalo de um ano, sondaram Diego Forlán, Alan Kardec e Mariano Pavone, mas nada vingou. Até que Guerrero foi lembrado. O empresário Luiz Carlini, que agencia a carreira do meia Alex, ex-titular do Timão, intermediou as conversas e o jogador foi contratado do Hamburgo (ALE) por R$ 9,4 milhões, em julho de 2012, após a Libertadores.
Apesar de peruano, o atacante não era marcante na América do Sul. Ele havia deixado cedo seu país para jogar na Alemanha, onde defendeu Bayern de Munique e Hamburgo por quase uma década.
Nesta temporada, disputa a primeira Libertadores da carreira e segue mostrando que o custo-benefício valeu a pena. Ele é o artilheiro da equipe, com quatro gols, e mira a artilharia geral ?’ o uruguaio Braian Rodríguez, do Huachipato (CHI), já marcou cinco, mas está eliminado.
Em 2013, Pato e Emerson Sheik já ficaram no banco, mas Guerrero se garante como a referência do ataque. Nesta quarta, o relacionamento voltará para o país onde a história começou. Com a certeza de que o camisa 9 era o cara que Tite precisava.
Com a palavra: Fábio Carille
Auxiliar de Tite que acompanhou o atacante na Copa América de 2011
‘Ele, sozinho, driblava e segurava a bola’
‘Acompanhei dois jogos dele pela seleção peruana na Copa América: contra o Uruguai, na estreia, com gol, e contra o México. O que mais chamou atenção foi o quanto ele incomodou os adversários mesmo com a proposta defensiva da equipe. A bola era chutada para ele que, mesmo sozinho, conseguia driblar, segurá-la com lances individuais, além de estar sempre presente na área. Quando o pessoal do Corinthians veio me perguntar sobre ele, já que havia a chance de trazê-lo, eu respondi: ‘Faz um ano, mas pelo que vi na Argentina, pode trazer’. Eu tinha certeza que ele poderia vingar.’
Guerrero na Copa América 2011
Fase de grupos
4/7/2011 – Estádio del Bicentenario, San Juan – Uruguai 1×1 Peru (1 gol)
8/7/2011 – Estádio Malvinas Argentinas, Mendoza – Peru 1×0 México (1 gol)
12/7/2011 – Estádio Malvinas Argentinas, Mendoza – Chile 1×0 Peru – Não jogou
Quartas de final
16/7/2011 – Estádio Mario Alberto Kempes, Córdoba – Colômbia 0x2 Peru (Não marcou)
Semifinais
19/7/2011 – Estádio Ciudad de La Plata, La Plata – Uruguai 2×0 Peru (Não marcou)
Disputa de terceiro lugar
23/7/2011 – Estádio Ciudad de La Plata, La Plata – Peru 4×1 Venezuela (3 gols)
Artilharia da Libertadores-2013
Braian Rodríguez
O centroavante nascido no Uruguai marcou 5 gols no torneio. O seu time, o chileno Huachipato, não se classificou às oitavas.
Paolo Guerrero
Fez quatro gols e vem logo atrás. Marcou contra San José (na ida e na volta), Millonarios e Tijuana, no Pacaembu.
Luis Fabiano
Rival do Timão na semi do Paulistão, o camisa 9 do São Paulo fez quatro também. Se prejudicou ao levar longa suspensão.
Ignacio Scoco
O atacante argentino de 27 anos, destaque do Newell’s Old Boys, fez quatro gols também. Pode ser rival nas quartas
Fredy Bareiro
O paraguaio também tem quatro gols no torneio, feitos pelo Olímpia (PAR). Joga hoje contra o Tigre (ARG), pelas oitavas.
Rubén Botta
Argentino, o meia do Tigres também fez quatro e briga pela artilharia. Tem 23 anos e está vendido para a Inter (ITA).
Borja Martínez
O colombiano do Santa Fé tem quatro gols no torneio. Há outros três atletas com quatro gols, mas todos eliminados.
Fonte: Lancenet