Pensando a longo prazo, Timão faz ‘triagem’ de reforços no Paulista

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Edu Gaspar, gerente de futebol: atrás de reforços
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

O Corinthians é o atual campeão do mundo, não perdeu jogadores do primeiro time, e ainda contratou três reforços que rapidamente se tornaram titulares: Gil, Renato Augusto e Alexandre Pato. Com jogadores mais visados pelo mercado, o clube mais uma vez volta seus olhos para o Campeonato Paulista na tentativa de pinçar bons reforços a preços mais baixos. Deu certo em temporadas recentes, e por isso a tática está se repetindo.

Um departamento do Timão é responsável por passar informações dos principais destaques do estadual, independentemente da posição. A partir daí, diretoria e comissão técnica selecionam nomes que agradaram e passam para a próxima fase do processo, que é o contato com o jogador e o clube em que ele atua. Mesmo com a prioridade na Taça Libertadores, a diretoria alvinegra diz estar atenta às oportunidades.

– Estamos acompanhando o máximo que podemos, por isso temos um departamento que nos passa tudo. Estamos visualizando futuras necessidades e trabalhando em cima disso. Estamos vendo coisas importantes para nós, não podemos deixar nenhuma oportunidade passar. O calendário é extenso, e por isso precisamos sempre manter o alto nível do elenco – afirmou o gerente de futebol Edu Gaspar, durante viagem do Corinthians a Bogotá, na Colômbia, onde venceu o Millonarios por 1 a 0.

Nas últimas temporadas, o Corinthians tem conseguido não só bons reforços, mas também algum lucro em futuras negociações. A safra de 2010, por exemplo, teve Bruno César, que veio do Santo André, e Paulinho, ex-Bragantino. O primeiro foi negociado com o Benfica um ano depois, enquanto o segundo já recusou proposta do Inter de Milão e deve ser novamente procurado na próxima janela de transferências.

Em 2012, o acerto foi com Romarinho, atacante que defendeu o Bragantino e foi decisivo na conquista da Taça Libertadores, fazendo um gol em La Bombonera que garantiu o empate por 1 a 1 com o Boca Juniors. Agora, a procura é por novos bons nomes para compor elenco. Apesar disso, Edu diz que não vê alguma posição carente no elenco corintiano.

– Não temos uma necessidade momentânea. Vislumbramos atletas que podem ser vendidos no futuro. Temos reposição em praticamente todas as posições, mas aí acontece alguma coisa e outro tem de assumir. Temos pouquíssimas necessidades e ainda trouxemos três atletas de alto nível, com idade bem baixa, que podem ficar conosco por um período importante – explicou o gerente.

A principal preocupação é com a possível perda de Paulinho, mas a diretoria trabalha com outros nomes visados pelo mercado europeu.

– Estamos mais atentos a alguns atletas. Se acontecer alguma coisa, estamos preparados. Só não podemos ser pegos de surpresa e sairmos atrasados para o mercado. Basta ficarmos espertos para não sermos surpreendidos – analisou Edu Gaspar.

Com a proximidade do fim da primeira fase do Paulistão, o Corinthians deve finalizar o processo de ‘triagem’ e procurar reforços. No entanto, a diretoria diz que não há qualquer conversa em andamento neste momento.

Fonte: Globo Esporte