Tite admite má atuação, mas exalta troca de Pato por Jorge Henrique

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Corinthians decidiu o jogo no mesmo 
minuto da alteração
Crédito: Guillermo Legaria/AFP

A entrada de Jorge Henrique na vaga de Alexandre Pato aos 11 minutos do segundo tempo garantiu a vitória do Corinthians sobre o Millonarios (COL), por 1 a 0, nesta quarta-feira. Segundos após entrar em campo, Jorge deu o passe para o gol decisivo de Danilo, que classificou o time às oitavas de final da Libertadores com uma rodada de antecedência. O técnico Tite explicou a troca, que não foi motivada por nenhum problema físico do camisa 7.

– A bola tem coisas extraordinárias. Demorei para mexer contra o Penapolense (1 a 1, no Paulistão), tomamos o gol e me dei a culpa. Aqui o Pato estava para 60 ou 70 (minutos) e a gente tinha de aprender a jogar com um atacante de movimentação na frente. O Pato não é o pivô que acostumamos, é de mobilidade. Vi que tinha de trazer o Jorge para a transição. Hoje, na primeira bola que ele toca, sai o gol. Isso acontece, futebol nos traz isso – analisou o comandante.

Com Guerrero vetado pelo departamento médico, Pato teve de fazer a função de centroavante. Nos jogos anteriores, ele vinha jogando ao lado do peruano, movimentando-se mais pelos lados. Diante dos colombianos, recebeu poucas bolas e ainda assim exigiu boa defesa de Zapata no primeiro tempo.

A entrada de Jorge Henrique tinha como objetivo não apenas mudar o esquema tático, mas também recuperar a posse de bola. Assim como na vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, domingo, pelo Paulistão, a equipe ficou menos com a bola do que o adversário. Tite admitiu que a atuação foi abaixo do esperado.

– Não dá para considerar esse jogo. Contra o Tijuana (vitória por 3 a 0, no Pacaembu), atropelou. Contra o São Paulo, foi de alto nível. Contra o Santos teve mais posse (0 a 0, no Morumbi), Millonarios em casa (2 a 0, no Pacaembu)… Quando um machuca, troca a equipe, fica ruim. Jogamos em uma quarta contra o Tijuana, depois sábado contra o Ituano, isso te drena muito. Pegar o São Paulo domingo, jogar aqui hoje, absorve o emocional. Teve mais momentos ruins, mas alguns bons. Soubemos aproveitar – disse.

Fonte: Lancenet