 |
Estádio em Itaquera ganhará 20 mil lugares em arquibancadas provisórias (Foto: Divulgação/Odebrecht) |
A Odebrecht e o Corinthians se reuniram na última quarta-feira para alinhar detalhes finais da construção do estádio em Itaquera e evitar atraso no prazo estipulado pela Fifa. Muito embora trabalhe com a previsão de entregar a arena em dezembro de 2013, como pede a entidade, o clube contava com uma folga de dois meses cedida por Jérôme Valcke: em julho de 2011, o secretário-geral afirmou que o palco da abertura da Copa do Mundo de 2014 teria até fevereiro para concluir a obra.
– Sobre São Paulo, estou pensando mais no começo de 2014. Não temos problema nenhum em recebê-lo em fevereiro. Mas tem de ser fevereiro mesmo, não abril – disse Valcke em um dos eventos preliminares ao sorteio das eliminatórias para o Mundial, no Rio, há quase dois anos
À época, o estádio do Corinthians ainda não tinha sido confirmado como sede da abertura. Mas os representantes da Fifa já davam indícios, até mesmo com esses dois meses extras, de que era uma decisão iminente.Iniciada em 30 de maio de 2011, a construção da Arena Corinthians tem um detalhe importante que pode realmente atrasar o cronograma: a instalação dos 20 mil assentos temporários, que tornam o estádio apto a receber a abertura do Mundial. Responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo, essa parte extra será bancada pela Ambev, que ainda busca outros parceiros para o financiamento.
Desde o princípio, a diretoria do Corinthians avisou que se comprometeria em entregar um estádio para 48 mil pessoas, como previsto no projeto. Mas que aceitaria colocar os 20 mil assentos, desde que o governo bancasse – depois da Copa, eles serão retirados. Já prevendo que esse “detalhe” possa atrapalhar o cronograma, agora sem a folga dada por Valcke, houve uma reunião.
– Pode sofrer um atraso de no máximo um mês (terminar no fim de janeiro de 2014). Porém, estamos trabalhando para que isso não aconteça. Já foi feita uma reunião para que a gente possa alternar os horários para a colocação das cadeiras e das coberturas, uma de dia e uma de noite, para que a obra não sofra nenhum atraso – explicou, via assessoria de imprensa, Andrés Sanches, ex-presidente do Corinthians e um dos responsáveis pela obra da arena em Itaquera.
Sanches afirmou que a promessa de Valcke em julho de 2011 não foi colocada em contrato e que o clube vai aceitar o novo prazo estipulado – depois de recorrentes atrasos em alguns estádios que sediarão a Copa das Confederações neste ano, a Fifa foi veemente em relação àqueles que serão apenas utilizados na Copa do Mundo de 2014: o prazo é, sem lugar para dúvidas, dezembro de 2013.
– Apesar de não ter nada em contrato, nós sabemos que o Jérôme Valcke já disse que o Corinthians teria um prazo maior por ter começado a obra depois. Mas estamos trabalhando para que o estádio fique pronto até dezembro de 2013 – acrescentou o ex-presidente do Timão.
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM entrou em contato, via email, com a Fifa e com o Comitê Organizador Local (COL) e lembrou que Valcke declarou em julho de 2011 que o Corinthians teria uma tolerância de dois meses. A resposta de ambos, porém, foi no mesmo sentido: reafirmar o prazo para dezembro próximo. Confira abaixo a íntegra dos dois comunicados oficiais.
Fifa: “As equipes técnicas da Fifa e do Comitê Organizador Local reforçam o controle rigoroso em todos os seis restantes estádios da Copa do Mundo, não limita só a São Paulo. Para a Fifa é vital que o prazo de dezembro de 2013 seja mantido. As cidades-sede, o Governo Federal e os proprietários dos estádios comprometeram-se com essa data de entrega e concordam que nenhuma concessão pode ser feita para não colocar em risco a realização do principal evento do mundo do futebol. Algo que é crucial não só para a Fifa, mas também para todo o país-sede.”
COL: “O Comitê Organizador Local (COL) tem conhecimento dos desafios enfrentados pela sede São Paulo para a instalação dos assentos temporários do estádio. No entanto, o COL foi informado também de que a sede está buscando soluções para acelerar o cronograma de montagem e entregar o estádio com todas as estruturas necessárias em dezembro deste ano, prazo acordado contratualmente em 2007 e válido para as seis sedes que receberão jogos apenas da Copa do Mundo da Fifa.”
A Arena Corinthians, em Itaquera, fechou o último mês de abril com 75,24% de conclusão do projeto – mas ela só ficará 100% depois da Copa do Mundo. Para o Mundial, ela será entregue com 92% do projeto pensado pelo Timão. A intenção é começar a plantar o gramado em junho, para tê-lo praticamente pronto em setembro. O sistema de drenagem e resfriamento já está sendo instalado, assim como os dois últimos módulos da cobertura do prédio oeste. São dez de cada lado no total. O setor leste está concluído.
Fonte: Globo Esporte