![]() |
ite viverá semana tensa: na quarta, o duelo com o Boca, e no domingo, mais uma final contra o Santos | Gazeta Press |
Foi no fim da entrevista coletiva, após a vitória por 2 a 1 sobre o Santos, na primeira partida da final do Campeonato Paulista. As perguntas já tinham acabado, Tite quase fechava a porta da sala, quando voltou.
“Digam uma coisa: os lances do Romarinho e do Alessandro… o que vocês me dizem?”, perguntou ao grupo de uma dúzia de jornalistas que ainda estavam ali. Diante da resposta unânime de que nenhum dos lances havia sido pênalti, o treinador sorriu e falou. “Então esqueçam, eu não disse nada”. E foi embora.
A cena foi um resumo do estado de espírito de Tite para a semana mais decisiva do primeiro semestre corintiano. Ele consegue misturar bom humor e tensão, consegue alternar momentos de adrenalina com descargas que vêm em sorrisos ou, como neste caso, com piadas sobre o próprio comportamento. Na quarta, o time enfrenta o Boca Juniors, pelas oitavas de final da Libertadores; no domingo, tem o segundo duelo da decisão do Paulista, na Vila Belmiro.
Durante a entrevista coletiva no Pacaembu, Tite falou muito de tática, de posicionamento, da forma como o time jogou. Falou em coordenação, em “jogar sem pensar”, enaltecendo o entrosamento do time campeão do mundo, que apareceu no primeiro tempo e no início da segunda etapa.
Mas, nas perguntas finais, o treinador passou abordar outros aspectos. Foi quando ele saiu do discurso-padrão e revelou que, em uma semana como a que se inicia, há mais fatores que influenciam o técnico e o jogadores; fatores que vão além do campo e da bola.
“Todas as minhas respostas até agora têm um só foco: jogar bem, marcar bem, passar bem. Se nós repertirmos o desempenho de hoje, vamos estar muito próximos de classificar e é isso que temos de guardar”, disse o treinador ao ser questionado sobre um possível nervosismo do time diante do Boca.
Na mesma resposta, contudo, Tite saiu do caminho que vinha seguindo durante a entrevista. “Mas nós somos humanos, e a adrnalina vai ficar muito forte. É claro que eu vou estar pilhado, acordar três vezes toda noite, porque é o meu jeito. A emoção desses jogos é impressionante, é muito difícil.”
O recado para os jogadores foi dado: jogar na quarta como jogaram neste domingo. Mas não é só deles que Tite pretende tirar o máximo nesta semana, a mais importante do ano até agora: a torcida e até as famílias dos atletas também entraram na lista de destinatários das mensagens do técnico.
Para a torcida, ele pediu apoio. “Torcedor corintiano, por favor nos ajude, por favor incentive, vai buscar combustível da reserva. Não é xingar o adversário, a arbitrgem, é incentivar os atletas”, disse.
Para as famílias, outra mensagem. “Os jogadores estão muito unidos, num clima bom. Quando as coisas ficam assim, a família também se espelha, ajuda os atletas.”
Na quarta, o Corinthians precisa vencer o Boca Juniors por dois gols de diferença para avançar na Libertadores – perdeu por 1 a 0 na Bombonera. No domingo, joga pelo empate na Vila para ser campeão no tempo regulamentar.
É a semana que pode valer o primeiro semestre. Quando ela terminar, Tite talvez esteja menos pilhado, ou mais bem humorado. Até que comece outra semana tão decisiva quanto.