 |
Ibson chega com função decidida (Foto: Ruano Carneiro/Lancepress)
|
Ibson já sabe como jogará no Corinthians. Mas se engana quem acha que o quase novo reforço chega para ser volante. Apesar de quebrar um galho como segundo homem de meio de campo, a comissão técnica o vê como alternativa ofensiva, na criação de jogadas.
Na lista de possibilidades do Timão desde os tempos de Spartak Moscou (RUS), em 2011, o jogador tem o respaldo de Tite & Cia. para voltar a atuar em alto nível. Desde o início das negociações, auxiliares do comandante alvinegro conversam com o meia, que sempre mostrou interesse em atuar na equipe paulista.
Mesmo tendo se colocado à disposição para fazer as vezes de Paulinho, Ibson será aproveitado com funções mais ofensivas.
Para a comissão, ele pode se encaixar nos dois esquemas usados por Tite em 2013 – o habitual 4-2-3-1 e o 4-2-2-2, usado com Pato, Guerrero e Renato Augusto, em partidas da Libertadores. No primeiro sistema, no entanto, o ex-Flamengo precisaria fazer um papel mais defensivo caso seja escalado aberto pela direita.
Com Renato Augusto ainda lesionado e Douglas sem conseguir se firmar entre os titulares, o time do Parque São Jorge tem sobrecarregado Danilo na criação. Romarinho chegou a desempenhar a função centralizada, mas acabou voltando para os lados do campo.
Apesar de concordar que Ibson teve as últimas passagens apagadas por Santos, quando chegou da Rússia, e Flamengo, desde o meio de 2012, o staff alvinegro acredita no talento do jogador de 29 anos, que já teve momentos inspirados na carreira.
Comissão técnica e diretoria crêem que, em um time bem montado e entrosado, o novo reforço poderá recuperar seu futebol. A segunda passagem pelo Flamengo, entre 2007 e 2009, serve como parâmetro. Na época, sob o comando de Joel Santana, ele foi posicionado mais à frente e, com o suporte dos volantes, chegou a ser decisivo em inúmeras partidas.
Entre os dirigentes, a negociação é vista como possibilidade de mercado. Como rescindiu com o Fla, Ibson chega sem custos e com um salário abaixo do que recebia na Gávea. Para ficar livre, ele entrou em acordo com o ex-clube, que lhe pagará R$ 100 mil até o meio de 2015, até quitar a dívida de R$ 2,4 milhões, referentes a direitos de imagem atrasados.
Escalado como primeiro volante no treino de ontem por conta da ausência de Ralf, Guilherme será, a princípio, o escolhido para o lugar de Paulinho como segundo homem de marcação. A opção mostra que Ibson não chega para brigar por essa posição específica do meio de campo.
Como o camisa 8 e titular absoluto se apresentará à Seleção Brasileira na próxima segunda-feira, Tite já pretende usar Guilherme como titular contra o Goiás, na quarta-feira. A comissão técnica também trabalha em cima do grande risco de perder Paulinho para a Europa nos próximos meses.
Fonte: lancenet