Ronaldo desempenhou papel-chave no fim da polêmica sobre o prazo para as obras do Itaquerão. Foi o ex-jogador e agora membro do COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo) quem organizou a reunião entre o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, em que eles firmaram um acordo para que o estádio da abertura do Mundial de 2014 seja entregue em dezembro de 2013.
O papel de Ronaldo no acordo foi ressaltado pelo próprio Valcke, durante entrevista coletiva concedida no Rio de Janeiro. Questionado nesta quinta-feira sobre a situação do estádio de São Paulo, o secretário da Fifa afirmou que todos os problemas foram acertados e agradeceu Ronaldo por isso. “Queria agradecer Ronaldo por ter trazido Andrés aqui [no Rio].”
Ronaldo é próximo a Andrés Sanchez desde sua passagem pelo Corinthians. Foi Andrés quem o contratou para defender o time paulista.
Sobre o encontro entre Valcke e Andrés, Ronaldo não quis falar muito. Só confirmou ter falado com Andrés e combinado a reunião com Valcke. “Liguei e só”, disse rapidamente, na saída da entrevista coletiva.
Polêmica
O Itaquerão virou centro de uma polêmica após o UOL Esporte revelar no último dia 6 que o estádio só estará pronto para a Copa do Mundo dois meses após o prazo dado pela Fifa para a entrega das arenas do torneio. A entidade máxima do futebol quer os estádios do Mundial concluídos em dezembro deste ano. A arena do Corinthians só deverá ficar pronta no final de fevereiro.