Gramado da Arena Corinthians começa a ser plantado

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
O ex-presidente Andrés Sanchez esteve presente e comandou a
máquina de semear | © Marcos Favari/Odebrecht
Nesta terça-feira (25), um dos passos mais simbólicos desde o início da construção da Arena Corinthians, que receberá a abertura e mais cinco jogos da Copa do Mundo de 2014, foi dado. O gramado do novo estádio corinthiano começou a ser plantado. O ex-presidente Andrés Sanchez esteve presente e também comandou a máquina de semear, que operou no sentido leste/oeste do terreno.
Nesta quarta (26), na sequência dos trabalhos do plantio, a máquina de semear vai operar no sentido norte/sul (de um gol a outro) e também será realizada a primeira adubagem. De acordo com o cronograma, o gramado da Arena Corinthians deve ficar pronto em setembro.
Entre esta terça e setembro, haverá um período de maturação pós-plantio de cerca de 90 dias, em que haverá poda, irrigação, adubação, controle de pragas e doenças, entre outros trabalhos. Todo automatizado, o sistema de irrigação contará com 48 aspersores, com acionamento individual, permitindo irrigar partes diferentes do gramado, de acordo com as necessidades.
Fases anteriores do processo de plantio do gramado
Antes do início da semeadura do gramado, os trabalhadores da Odebrecht Infraestrutura, empresa responsável pelas obras da Arena Corinthians, realizaram a escavação de 6.000m cúbicos de terra, material que foi utilizado para aterrar outras áreas e trabalho dentro do canteiro, e o piso foi rebaixado em cerca de 70cm.
Após a retirada desse material, foram instalados os sistemas de drenagem a vácuo e de resfriamento da grama. Como a grama será de inverno, o resfriamento é necessário para garantir que o gramado no verão sobreviva e esteja perfeitamente firme na época do inverno, quando se jogará a Copa. Em seguida, foram colocadas camadas de britas e areia e, nesta terça-feira (26), foi iniciada a semeadura.