Em busca de internacionalização, Corinthians triplica venda de camisas no exterior e projeta uniforme amarelo

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Corinthians lançou a sua camisa azul na última quinta-feira | ESPN.com.br
O Corinthians segue somando pontos na campanha para espalhar o seu nome além do Brasil. Depois de ter tido sua camisa vestida por Ronaldo ‘Fenômeno’ e de ter ganhado a América e o mundo, o clube começa a colher os frutos.
Segundo o departamento de marketing corintiano, a venda de camisas deu um salto expressivo nos últimos anos. A fornecedora de material esportivo alvinegro, a empresa norte-americana Nike, não divulga números, mas o Corinthians afirma ter vendido três vezes mais fora do Brasil desde 2011.
O Japão, destino de mais de 20 mil torcedores que atravessaram o globo para ver o Corinthians ser campeão mundial em 2012, é um dos países que impulsionaram as compras.
Segundo Caio Campos, gerente de marketing corintiano, porém, títulos não são a única forma de divulgar o clube. ‘Ganhar campeonatos é importante, mas também ajuda ter jogadores de peso no elenco.’
Não é coincidência que as camisas alvinegras também tenham saído mais das lojas do Peru, país do herói da conquista do Mundial, o atacante Paolo Guerrero. Contratado no meio de 2012, Guerrero fez o Corinthians virar notícia no país andino, aonde frequentemente é capa de jornal.
Outro lugar no qual o interesse pelo Corinthians cresceu é a Inglaterra. ‘Lançamos uma campanha de marketing por lá antes da final do Mundial com o Chelsea, espalhamos outdoors por Londres’, lembra Caio Campos. Durante o torneio internacional, o clube também fez ações promocionais no Japão.
Para ganhar o mercado asiático, o Corinthians ainda apostou em Zizao, desconhecido atacante chinês comprado no ano passado. Como o atleta pouco jogou, o time não conseguiu a promoção desejada no país mais populoso do planeta.
A mais nova aposta, nos gramados e fora dele, é Alexandre Pato. Estrela internacional, o ex-jogador do Milan foi ao lado de Romarinho e de Rivellino, ídolo histórico do Corinthians, um dos modelos do lançamento da nova terceira camisa da equipe, na cor azul.
‘A terceira camisa é sempre a mais vendida. O modelo lançado em 2010, no ano do centenário, é até hoje o mais vendido da história do clube’, diz Caio Campos.
À fama de Pato e ao sucesso das camisas diferentes se junta o apelo da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Depois do azul, escolhido em homenagem ao dia em que o Corinthians vestiu o uniforme da seleção em amistoso com o Arsenal, em 1965, uma camisa amarela pode ser lançada com o símbolo do time alvinegro no ano que vem.
Fonte: ESPN