Alexandre Pato tem quatro gols no Campeonato Brasileiro em oito jogos como titular e quatro como reserva Foto: Futura Press |
Uma das críticas recorrentes ao futebol de Alexandre Pato é a sua apatia em campo. Não é o que pode ser dito de sua atuação no último domingo contra o Vitória. Pressionado por um período no banco de reservas corintiano, o jogador contratado como estrela no começo deste ano mostrou mais fome de bola que o habitual e deixou o Estádio do Pacaembu como o terceiro jogador mais acionado no triunfo corintiano por 2 a 0 sobre o Vitória. Apenas Emerson (1min37) e Edenílson (1min49) tiveram mais tempo de posse de bola que camisa sete.
Nos 1min25 que teve a bola em seus pés, Alexandre Pato errou menos que o habitual. Perdeu 10 bolas, mas acertou seis de suas oito tentativas de drible, sofreu três faltas e teve aproveitamento superior a 75% nos 26 passes distribuídos. Fora isso, sofreu um pênalti, converteu a cobrança e deu sossego para o Corinthians levar o placar de 2 a 0 até o final do duelo.
A atuação positiva significa fôlego para Pato emplacar a mesma regularidade que teve no começo do Campeonato Brasileiro. Pelo menos como presença de titular. O atacante jogou da segunda a oitava rodada entre os 11 ideias de Tite, mas com a volta de contusão de Emerson perdeu o lugar depois de uma atuação pífia contra o Atlético-PR em Curitiba. No duelo, ele conseguiu perder 11 bolas em apenas 45 segundos de posse.
Como Paolo Guerrero está com a seleção peruana e só volta ao clube no final da semana, Pato terá mais uma chance de provar que merece retomar sua vaga de titular contra o Fluminense, na próxima quarta-feira. Nos três jogos em que deixou ‘a geladeira’ do banco durante o segundo tempo ?’ contra o Criciúma estava lesionado -, Pato fez um gol contra o Grêmio e cobrou mais minutos de Tite. Mas teve atuações discretas nos clássicos contra São Paulo e Santos. Somados os três jogos, ele teve apenas 51 segundos com a bola no pé nos 104 minutos que esteve em campo.
Dois altos e muitos jogos sem brilho
Vista em retrospectiva, a trajetória de Alexandre Pato no Campeonato Brasileiro teve no duelo contra o Vitória apenas o seu segundo alto. E não foi por falta de oportunidades. Pato saiu como titular em oito dos 13 jogos do Corinthians na competição e só ficou totalmente de fora de um deles, por contusão. Fez quatro gols, dois deles em seu primeiro ponto alto, contra o Bahia.
Galeria de Fotos:•14Fotos
O jogo disputado na Arena Fonte Nova no dia 7 de julho concorre com o duelo contra o Vitória como o melhor de Pato neste Campeonato Brasileiro. O atacante marcou dois gols e mostrou a mesma fome apresentada no domingo. Em 1 minuto e 30 segundos com a bola no pé, acertou três dribles, arriscou três chutes e deixou o campo como jogador mais decisivo.
No restante dos jogos no Brasileiro, Pato só marcou contra o Grêmio, quando ficou 24 minutos em campo e apareceu somente quando definiu a vitória por 2 a 0. No restante, as atuações do atacante foram marcadas por sumiços, muitos erros e pouco poder de decisão para quem chegou com grande expectativa. Para enfim emplacar no Corinthians e conquistar os torcedores, Pato precisará apresentar ao menos a mesma fome vista nos duelos contra os times baianos.
Fonte: Terra