Pelo quarto ano seguido, Corinthians é a marca mais valiosa do futebol brasileiro

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Corinthians é o único no Brasil a ter marca com valor que ultrapassa
R$1,1 bilhão | © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Um estudo feito pela empresa de auditoria e consultoria BDO apontou o Corinthians como a marca mais valiosa do Brasil em 2013 – é a quarta vez consecutiva que o Timão lidera esse ranking. De acordo com o relatório, o valor da marca do Alvinegro ultrapassa o R$ 1 bilhão, sendo o único time do país a alcançar a cifra bilionária. De 2012 para este ano, houve um crescimento de pouco mais de 10% nesse valor.

A marca do Corinthians também é a que mais valorizou desde 2009. Houve um aumento de R$ 546,2 milhões em quatro anos, quase 100%. Ainda segundo o estudo, a principal força da marca do campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes da FIFA de 2012 é a torcida, com 50%. Depois vêm as receitas, com 31%, e o mercado, com 19%.

A BDO usou uma metodologia de estudo que seguiu uma rigorosa métrica que inclui 18 diferentes variáveis entre dados financeiros históricos do clubes, informações publicadas em pesquisas com os torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo dos torcedores e dados sociais e econômicos do mercado em que atuam os clubes analisados.

Não foram considerados os recursos com transferências de atletas. As receitas diretamente relacionadas ao cálculo do valor da marca foram consolidadas em quatro macro receitas: marketing, estádio, sócios e mídia.

Ranking 2013 das marcas mais valiosas do futebol brasileiro

Corinthians – R$ 1,1 bilhão
Flamengo – R$ 855,4 milhões
São Paulo – R$ 848,2 milhões
Palmeiras – R$ 496,4 milhões
Internacional – R$ 412,9 milhões

Variação do valor da marca em termos absolutos de 2009 a 2013

Corinthians – R$ 546,2 milhões
São Paulo – R$ 296,3 milhões
Flamengo – R$ 287,3 milhões
Santos – R$ 242,3 milhões
Vasco – R$ 201,4 milhões

Fonte: Site Oficial do Corinthians