Início » Torcidas Organizadas » Só três clubes do Brasil estão em lista dos 100 que atraem mais público em 2013

Só três clubes do Brasil estão em lista dos 100 que atraem mais público em 2013

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Reprodução/Pluri Consultoria | Melhores públicos do mundo em 2013
Apenas três clubes brasileiros estão na lista dos 100 times que mais atraíram público para seus jogos entre 2012 e 2013: Corinthians, Santa Cruz e São Paulo. Nenhum deles, porém, ocupa uma boa posição na relação. O Timão é 91º da lista. A equipe pernambucana, na Série C do Brasileirão, é a 95ª e o São Paulo o 98º. O levantamento foi feito pela Pluri Consultoria.
Santa Cruz e Corinthians já figuravam na lista em 2012, mas ambos caíram muito de posição. O time de Recife era o 39º com média de público de 36,9 mil pessoas por jogo. Agora tem 24,3 mil de média. O Corinthians, dono da melhor média da Série A dos últimos anos, tinha média de 29,4 mil. Agora é de 25,2 mil por jogo.
O ranking é feito considerando apenas dados de campeonatos nacionais, comparando-se a última temporada completa em cada um dos países analisados. O Borussia Dortmund, com média superior a 80 mil torcedores por jogo, lidera a lista mais uma vez.
As três primeiras posições permaneceram inalteradas na última temporada. Além do Dortmund, aparece o Manchester United com média de 75,5 mil por jogo e o Barcelona, que leva cerca de 71,7 mil torcedores por jogo.
Entre os 10 primeiros, há quatro clubes alemães (Dortmund, Bayern, Schalke e Hanburgo), três ingleses (Manchester United, Arsenal e Newcastle), dois espanhóis (Barcelona e Real Madrid) e um holandês (Ajax).
Na lista de 100 clubes há representantes de 20 países. A Alemanha lidera com 23 times, seguidos por 18 da Inglaterra, nove da Espanha e sete da Itália. O primeiro clube não Europeu da lista é o Seattle Sounders, da liga norte-ameicana. O time da da MLS é o 25º colocado com média de 43,1 mil torcedores por jogo.
Entre os clubes não europeus há cinco do México, quatro da China, três do Irã, três do Japão, três da Argentina, três do Brasil e um do Equador. O Barcelona de Guayaquil é, inclusive, o melhor sul-americano. Ocupa a 53ª posição com média de 33,5 mil por jogo.
Fonte: IG