Mano Menezes e Tite conquistaram muitas coisas pelo Corinthians (Fotos: LANCE!Press) |
Se já não bastasse o fato de os ex-jogadores de Corinthians e Flamengo estarem em lados opostos, o duelo de amanhã no Pacaembu colocará frente a frente os dois treinadores mais vitoriosos do Timão nos últimos anos. Tite, atual comandante, e Mano Menezes, atual técnico do Flamengo, foram protagonistas dos últimos oito canecos do Alvinegro. Oito títulos conquistados após o trágico rebaixamento, em dezembro/07.
Será a primeira vez que Mano, um dos principais responsáveis pela reconstrução do clube após a queda, estará no banco de reservas destinado aos visitantes. Foi com o treinador que a equipe conquistou o título da Segundona e, no ano seguinte, emendou as conquistas do Estadual e da Copa do Brasil.
Após um pequeno hiato, protagonizado por Adilson Batista durante 75 dias no CT Joaquim Grava, coube a Tite a responsabilidade de dar sequência à reconstrução iniciada na era Mano. E o trabalho foi conduzido com eficiência, já que o Corinthians conquistou cinco títulos desde a sua chegada em outubro de 2010. Destaque, claro, para a Libertadores-12.
É inevitável que, diante de dois trabalhos tão vitoriosos, se faça comparações de números. Quem teve melhor aproveitamento? O Corinthians fez mais gols na mão de quem? E menos gols? Respostas que são fáceis de achar diante da estatística da dupla no Parque São Jorge.
Levando em consideração as duas passagens de Tite, o treinador está marcado, além dos títulos, pela eficiência do sistema defensivo e pelo ineficaz ataque, já que suas equipes levaram poucos gols, mas também fizeram menos do que aquelas levadas a campo por Mano Menezes.
O aproveitamento de pontos com o antigo treinador também é maior (veja quadro abaixo). Nesse caso, e também em termos de bola na rede, deve se levar em consideração a participação com Mano na Série B. Um jogo, dois treinadores, oito títulos!
TITE X MANO MENEZES
APROVEITAMENTO DE PONTOS
60,8 x 64,5
PASSAGENS NO CLUBE
2 x 1
TÍTULOS
5 x 3
JOGOS
248 x 185
VITÓRIAS
126 x 103
EMPATES
75 x 49
DERROTAS
47 x 33
GOLS PRÓ
341 x 320
GOLS CONTRA
189 x 176
Cássio, goleiro do Corinthians, em coletiva
“Acho difícil falar qual dos dois é o melhor”
“Eu trabalhei com o Mano Menezes no Grêmio. Subi com ele ao profissional, na época em que o clube estava jogando a Segunda Divisão (em 2005). Sempre me dei muito bem com ele, tenho um respeito grande. Mas quando a gente se encontra na Seleção Brasileira, falam que é o mesmo empresário (risos). É um cara legal. Tenho grande respeito por ele, ele falava bastante comigo no Grêmio. Mas é difícil falar quem é o melhor treinador entre os dois. São situações diferentes as que eu vivi com eles. Com o Mano eu estava subindo para o profissional, então joguei pouco. Já com o Tite…Ele tem outra cabeça! Eu aprendi muito com os dois. São dois grandes treinadores, muito vitoriosos na carreira. Um estava na Seleção há pouco e o outro está há um bom tempo em um grande clube e, por isso, tem o respeito de todos no Brasil.”
Fonte: Lancenet