Corinthians fez a festa após final na Vila Belmiro (Foto: Ari Ferreira/LANCE!Press) |
Nesta quarta-feira, Santos e Corinthians voltam a se enfrentar na Vila Belmiro, desta vez pelo Campeonato Brasileiro. No último encontro, a equipe de Tite segurou o empate por 1 a 1 e conquistou o título do Paulistão Chevrolet 2013 (antes havia vencido por 2 a 1 no Pacaembu). O triunfo corintiano acabou com o que seria um feito inédito: o Santos, então tricampeão paulista (2010, 2011 e 2012), mirava o tetra que nenhuma equipe, nem o Santos de Pelé, havia conseguido na história do estadual.
Após o duelo, o Corinthians manteve-se estruturado e com um bom elenco. Meses depois, já sem Paulinho, vendido ao Tottenham (ING), levantou o caneco da Recopa Sul-Americana diante de outro rival, o São Paulo. O Santos, já sem Neymar, vendido ao Barcelona (ESP), faz campanha razoável no Nacional, mas deu um vexame histórico, após derrota por 8 a 0 para o Barcelona, em amistoso no Camp Nou, na última sexta-feira.
No ano passado, o Timão havia acabado com outro sonho do Peixe. Ambos estavam em seus auges no meio da temporada. Em junho, encontraram-se pela semifinal da Copa Libertadores. A equipe de Neymar buscava o tetra da competição sul-americana, algo que nenhum clube brasileiro conseguiu – o Santos é tri (1962,1963 e 2011) ao lado do São Paulo (1992, 1993 e 2005). Já o Timão buscava o título inédito. Após vitória por 1 a 0 na Vila e empate por 1 a 1 no Pacaembu, Cássio, Paulinho, Sheik & Cia. chegaram à decisão contra o Boca Juniors (ARG).
Santos levou Paulistão-2011
Antes das duas derrotas para o Corinthians em mata-matas importantes, o Santos venceu a decisão do Paulistão de 2011, após empate por 0 a 0 no Pacaembu e vitória por 2 a 1 na Vila Belmiro. Na época, o Timão de Tite estava pressionado pela queda na Libertadores para o Tolima (COL).
Depois daquela final, o Santos venceu o Paulistão e a Recopa Sul-Americana, ambos em 2012. Já o Timão venceu Brasileirão (2011), Libertadores, Mundial (2012), Paulistão e Recopa (2013).
Fonte: Lancenet