Tite observa o Corinthians, que sofreu com desfalques e empatou por 0 a 0 com o Náutico | Junior Lago / UOL |
Sob o comando do técnico Tite, o Corinthians ficou marcado por ser um time que conseguia manter um nível de desempenho igual não somente durante os 90 minutos de uma partida, mas durante toda uma competição. Exemplo claro disso foi o título invicto da Libertadores em 2012. No Campeonato Brasileiro deste ano, no entanto, a oscilação da equipe preocupa e foi eleita por jogadores, diretoria e comissão técnica como o principal motivo de o time ter fechado o primeiro turno fora do G-4.
Nas últimas três partidas do time alvinegro no torneio, foram uma vitória (4 a 0 no Flamengo), uma derrota (1 a 0 para o Internacional) e um empate (ao o com o Náutico). Um exemplo claro dos altos e baixos do time, mesmo sofrendo com desfalques. ‘O primeiro passo para melhorar é essa equipe precisa estabilizar a performance, ter atletas, um desempenho padrão’, reconheceu Tite.
Edu Gaspar, gerente de futebol do time do Parque São Jorge, falou em ‘estabilizar as atuações’. De acordo com ele, não se pode fugir da responsabilidade de atuar em um time de tanta visibilidade. Portanto, é hora de resgatar o nível de desempenho mostrado anteriormente, segundo o dirigente.
‘A gente cobra quando vê que tem alguma coisa muito errada dentro do departamento, quando o treinamento está abaixo. Mas quando a gente vê que o grupo vem trabalhando bem, se recuperando bem, a comissão técnica focada, buscando melhorias, pensando nos adversários, e oura coisa. É pensar nessa estabilidade, termos autocrítica, óbvio que tem coisa para melhorar. Voltar a fazer grandes atuações, porque temos um grupo para isso’, explicou.
No entanto, se levarmos em conta o último título brasileiro conquistado pelo Corinthians, o desempenho não está tão distante. Em 2011, ano em que Tite levantou a taça, o Corinthians terminou o primeiro turno na liderança, com apenas 37 pontos, o que dá 65% de aproveitamento.
‘Posso responder nas últimas dez rodadas quem vai estar na briga. Antes precisamos retomar o crescimento, a recuperação dos atletas. Encontrar nossas opções para crescer, porque senão fica vendendo ilusão. Nós queremos brigar para estar no bolo lá de cima. Agora ninguém pode bater o martelo’, comentou Tite, dizendo que ainda não é o momento de fazer contas.
O Corinthians terminou o primeiro turno do Brasileiro na quinta posição na tabela, com 30 pontos conquistados. Foram sete vitórias, nove empates e três derrotas, o que dá um aproveitamento de 53% no torneio. A equipe marcou 19 gols e sofreu apenas oito. Foi a melhor defesa do campeonato e o quinto pior ataque.
Fonte: UOL