Se depender da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), os jogadores farão uma greve nas últimas duas rodadas desta edição do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, o presidente da entidade, Alfredo Sampaio, disse que fará a sugestão aos clubes nos próximos dias.
‘É importante que os atletas saibam da força que têm. Eles precisam de consciência e coragem, senão nada vai mudar. Nós não podemos permitir que isso continue. Todos sabem que o calendário de 2014 é uma porcaria, um absurdo. Se temos todos o mesmo posicionamento, vamos mostrar força e parar durante duas rodadas’, disse ele, em entrevista à Rádio ESPN.
A decisão do dirigente foi tomada em apoio a manifesto divulgado mais cedo nesta terça, que contou com a assinatura de 75 jogadores, dentre eles Rogério Ceni, Valdivia, Alexandre Pato e Alex. O documento critica a CBF pelo calendário de 2014, o qual, segundo eles, ‘prejudica a qualidade do espetáculo’ devido ao número de jogos e pouco tempo de descanso aos atletas.
Mesmo assim, Alfredo Sampaio lamentou a maneira como o documento foi redigido, sem nenhuma consulta à Fenapaf. Um dos líderes do grupo, o zagueiro corintiano Paulo André, foi citado nominalmente.
‘Eu espero que haja uma mudança de comportamento deles, no sentido de procurar as entidades. O Paulo André fala demais e desconhece as conquistas das entidades. Se os jogadores recebem direito de arena ou jogam no verão a partir das 17 horas, é por causa dos sindicatos, e não dos jogadores’, encerrou.
Fonte: Terra